Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0610 - Introdução à Programação e Banco de Dados em Negócios
Introduction to Programming and Database in Business

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Este curso foi desenvolvido para ajudar alunos com pouco ou nenhum conhecimento prévio em programação de computadores, que estejam interessados em aprender sobre lógica e programação usando a linguagem Python (uma linguagem atual e relevante). Este curso aborda os princípios elementares de programação no Python, bem como o uso de biblioteca para apoiar atividades de análise
Ciência de Dados. A disciplina também explora os fundamentos de banco de dados e o uso da linguagem SQL para consultas e manipulação de dados.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Neste curso os discentes aprenderão conceitos básicos de programação de computadores com ênfase em negócios. O objetivo é ajudar os alunos a vivenciarem um ambiente de aprendizagem sólido para desenvolver habilidades de programação (em especial, usando a linguagem Python) interagindo com bancos de dados, para melhor desempenho nos negócios.

Espera-se que, ao final da disciplina, os discentes sejam capazes de:
1. Desenvolver uma atitude face à decisão, à informação, aos dados, aos sistemas e aos computadores, baseada numa visão crítica do novo ambiente de negócios e da intensificação da economia do conhecimento;
2. Compreender como a resolução de problemas e a análise de dados evoluíram ao longo do tempo;
3. Discutir a programação de forma estimulante, além de sua mecânica, visando atrair ainda mais pessoas talentosas para esta pista;
4.Compreender os princípios da linguagem de programação Python, incluindo variáveis, expressões, instruções condicionais, instruções de loop, funções, bem como utilizar as diversas bibliotecas de ciência de dados para apoiar a análise de dados.
6. Compreender conceitos de banco de dados e instruções SQL;
7. Elaborar consultas, estruturação e manipulação de banco de dados por meio da linguagem SQL;
8. Utilizar a linguagem Python para resolver representações estatísticas e gráficas de conjuntos de dados;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
73235 - Edgard Bruno Cornacchione Junior
5711430 - Marcelo Henrique de Araujo
 
Ementa
1 Introdução à programação no contexto de negócios
2 Introdução ao Python e ambientes de desenvolvimento
3 Variáveis, Tipos de Dados e Operadores e Expressões
4 Expressões Condicionais e de repetição
5. Estrutura de dados
7. Funções
8. Bibliotecas para Ciência de Dados
9. Princípios de Bancos de Dados e Linguagem SQL
 
 
 
Conteúdo Programático
1 Introdução à programação no contexto de negócios
1.1 Competência de programação para profissionais de negócio: economia do conhecimento, desafios de decisão, relevância da codificação, ofertas de emprego, futuros do negócio.
1.2 Resolução de problemas, decisões estruturadas/não estruturadas, dados e análise.

2 Introdução ao Python e ambientes de desenvolvimento
2.1 Contexto das linguagens de programação
2.2 Lógica de programação
2.3 Compiladores e Interpretadores.
2.4 Introdução ao Python
2.5 Ambientes de desenvolvimento em Python (PyCharm,Pythonist, VSCode, PyDev)
2.6.1 Python no ambiente notebook: Jupiter Notebook e Google Colab

3 Variáveis, Tipos de Dados e Operadores e Expressões
3.1 Comandos iniciais
3.2 Variáveis e tipos de básicos de variáveis
3.3 Atribuição de valores
3.4 Operadores Aritméticos e Lógicos
3.5 Operações em texto (Strings)
3.6 Entrada e apresentação de dados.

4 Expressões Condicionais e de repetição
4.1 Condicionais: If, else, Elif
4.2 Características da estrutura de repetição (Laço / Loop)
4.2.1 Comando For
4.2.2 Comando While

5. Estrutura de dados
6.1 Lista
6.2 Tupla
6.3 Conjunto
6.4 Dicionário

7. Funções
7.1 Definição
7.2 Parâmetros, declarações, retornos

8. Introdução ao uso de bibliotecas para Ciência de Dados
8.1 Contexto da Ciência de Dados e o papel das bibliotecas
8.2 Biblioteca Pandas
8.3 Bibliotecas Seaborn e Matplotlib (Vizualização de dados)
8.4 Bibliotecas Numpy e Scypy
8.5 Biblioteca Scikit-Learn

9. Princípios de Bancos de Dados e Linguagem SQL
9.1 Conceitos elementares de banco de dados: objetos, atributos, chaves
9.2 Banco de Dados relacionais e Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs)
9.3 Linguagem SQL para manipulação, edição e consulta de dados
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
METODOLOGIA:
Esta disciplina combinará o uso de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, em especial:
1. Aulas expositivas e práticas (laboratório)
2. Leitura e acompanhamento de vídeos curtos sobre o conteúdo das aulas.
3. Elaboração de programas-exercícios voltados para técnicas de computação nas áreas de negócios.

Para aprimorar o conhecimento nesta área, os participantes desenvolverão programas curtos e avaliarão programas elaborados pelos seus pares. Após a conclusão deste curso, os alunos terão desenvolvido uma habilidade valiosa: compreensão introdutória, mas funcional, de bancos de dados (em especial usando o SQL) e da linguagem Python para melhor desempenho nas organizações à luz do cenário de negócios mencionado acima. De acordo com o foco do curso, será adotada uma abordagem centrada no aluno com base no modelo experiencial. Uma combinação de aplicação conceitual e prática dos temas está presente em todas as aulas com palestras ou vídeos para apresentação do conteúdo ou instrução, seguidas de aplicação prática no laboratório de informática ou trabalhos em casa.
O curso é apoiado pelo Moodle (LMS da USP). Existem vários componentes para avaliar os participantes, ajudando a criar uma compreensão mais abrangente do desempenho do aluno. O curso adota (a) programas-exercícios (com avaliação por pares), (b) quizzes sobre temas discutidos nas aulas, (c) desempenho em provas e (d) participação nas aulas e o “Surprise Me!”.

HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS:
O espaço de aprendizagem proposto neste curso tende a ajudar os alunos a desenvolverem habilidades altamente exigidas, como comunicação (escrita e oral), pensamento crítico e pensamento lógico empresarial (algoritmos). Também ajudará a desenvolver uma atitude positiva face à aplicação do pensamento computacional na área empresarial.
Critério de Avaliação
Os critérios de avaliação são:
a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento).
b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%.
b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
BEHRMAN, K. R. Fundamentos de Python para Ciência de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2023.
BORGES, P. Python para Desenvolvedores. 2° ed. Rio de Janeiro: Editora do autor, 2010
CAETANO, M. A. L. Python e Mercado Financeiro: Programação para estudantes, investidores e analistas. São Paulo: Blucher, 2021
CARVALHO, A.C.P.L.D; MENEZES, A.G.; BONIDIA, R. P. Ciência de Dados: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2024.
VASILIEV, Y. Python para Ciência de Dados: Uma Introdução Prática. São Paulo: Novatec Editora, 2023
NIELD, T. Introdução à linguagem SQL: abordagem prática para iniciantes. São Paulo: Novatec Editora,2016

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MEYER, C. Should accounting students learn to code? 2015. Disponível em: https://us.aicpa.org/interestareas/accountingeducation/newsandpublications/should-accounting-students-code
SWAROOP, C. H. (2016). A byte of Python. 2016. Disponível em: https://python.swaroopch.com/ FORD, P. What is code? Blomberg, 2015. Disponível em: http://www.bloomberg.com/graphics/2015-paul-ford-what-is-code
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0610

Clique para consultar o oferecimento para EAC0610

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP