ALMEIDA, R. A. Ensino de Cartografia para Populações Minoritárias. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 111-129, 2008.
ALMEIDA, R. D. (Org.) Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologias. São Paulo: Contexto, 2011.
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. Espaço e tempo na Educação Infantil. São Paulo: Contexto. 2014.
ANJOS, R. S. A. Geografia oficial, cartografias invisíveis, geotecnologias & educação geográfica. Boletim Paulista de Geografia. v. 99, 2018, p.169-184
ANDERSON, J.; VASCONCELLOS, R. Maps for and by Children: possible contributions by cartographers. In: XVII International Cartographic conference - ICA Proceedings. Barcelona: ICA - ACI, 1995. v. 01, p. 384-392.
BUTLER, Tamara T. Black Girl Cartography: Black Girlhood and PlaceMaking in Education Research. Review of Research in Education. March 2018, Vol. 42, pp. 28–45.
CANTO, T. S. Cartografia e tecnologias digitais novas abordagens e linguagens para a sala de aula. Curitiba: CRV. 2023. p. 37 – 46
CATLING, S To know maps: Primary school children and contextualised map learning, Boletim Paulista de Geografia, 99, 268-290. 2018.
CAZETTA, Valéria. As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia. Cadernos CEDES [online]. 2003, v. 23, n. 60, pp. 210-217.
CAZETTA, V. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Biblio 3w, Barcelona, v. XIV, p. 1-14, 2009.
CAZETTA, V.; OLIVEIRA JR., W. M. (Orgs.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013.
FREITAS, M. I. C.; VENTORINI, S. E. (Orgs.) Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Judiaí: Paco Editorial. 2011.
FONSECA, F. P.; OLIVA, J. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. LE SANN, J. G. A Caminho das noções básicas de geografia: uma proposta metodológica. Belo Horizonte: Dimensão, 2001.
NUNES, F. G. (Org.). Ensino de Geografia: novos olhares e práticas. Dourados, MS: UFGD, 2011.
OLIVEIRA, A. R. Geografia e cartografia escolar: o que sabem e como ensinam professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental? Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 34, p. 481-494, 2008.
PARELLADA, C; CASTORINA, A. Una propuesta de diálogo entre la psicología del desarrollo y la cartografía crítica. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n.171, p.244-262, jan mar 2019.
SEEMANN, J. (Org.). A aventura cartográfica: perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a cartografia humana. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006.
SIMIELLI, M. E.; GIRARDI, G.; MORONE, R. Maquete de relevo: recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo. N. 87, p. 131-148, 2007.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 2ed.São Paulo: Contexto, 2005, v. 1, p. 92-108.
VENTORINI, S. E. A Experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. São Paulo: Editorada UNESP .2009.
WIEGAND, P. Learning and teaching with maps. New York: Routledge. 2006. p. 12 – 25.
|