Programa de Forma??o de Professores

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Programa de Formação de Professores
 
Ano de oferecimento: 2023
 
Plano de Trabalho : 8 - Estreitamento da relacao universidade-escola publica atraves da formacao inicial de professores de Quimica
 
Unidade:IQSC Departamento : SQF
 
Coordenador: Ana Claudia Kasseboehmer
 
Título: Estreitamento da relacao universidade-escola publica atraves da formacao inicial de professores de Quimica
 
Resumo do Plano de Trabalho :

Em sintese, o trabalho do monitor-bolsista consiste nas seguintes etapas:

A) Auxiliar os estagiários no preenchimento dos termos de estágio e plano de trabalho assim como acompanhar e atualizar, quando necessário, os convênios das escolas campo com a universidade

B) Participar do grupo de desenvolvimento profissional

C) Apresentar e discutir com os professores das escolas campo as atividades de estágio supervisionado do semestre

D) Intermediar o diálogo com professores da escola pública;

E) Acompanhar os estagiários junto às escolas campo;

F) Orientar a producao de um portfolio pelos licenciandos;

G) Acompanhar e participar das aulas teóricas das disciplinas de estágio;

H) Filmar as regências e editar com os alunos os trechos necessários para a reflexão em sala de aula;

I) Orientar a elaboração de experimentos desde os testes até a organização de kits para serem levados à escola bem como da manutenção do almoxarifado;

J) Ministrar uma aula da disciplina SLC0676 e uma da disciplina SLC0677 sob supervisão da docente;

K) Acompanhar a entrega de relatórios e planos de aula no sistema e-disciplina;

L) Auxiliar os estagiários na elaboração dos planos de intervenção, relatórios finais e em atividades pertinentes ao estágio;

M) Elaborar relatórios das atividades de monitoria.

 
Justificativa:

O trabalho do monitor-bolsista compreende tanto o apoio das atividades das disciplinas de estágio supervisionado quanto o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da relação entre universidade e escolas públicas.

No que concerne à viabilização das atividades de estágio, o monitor-bolsista deverá auxiliar os estagiários no preenchimento dos termos de estágio e plano de trabalho assim como acompanhar e atualizar, quando necessário, os convênios das escolas campo com a universidade. Também compreendem as atividades de apoio ao estágio: acompanhar os estagiários junto às escolas campo na visita de apresentação à escola, nas negociações com os professores da escola sobre as atividades de apoio ao docente, na apresentação de minicursos ou oficinas para os alunos de ensino médio e/ou comunidade e na filmagem das regências; orientar a elaboração de experimentos e minicursos/oficinas desde os testes até a organização de kits para serem levados à escola e da manutenção do almoxarifado das atividades de estágio.

No tocante ao fortalecimento da relação entre universidade e escolas públicas, caberá ao monitor-bolsista participar ativamente do grupo de desenvolvimento profissional com professores de escolas publicas que receberao os estagiarios; intermediar o diálogo com professores da escola pública levantando seus anseios, expectativas e necessidades com relação aos estagiários de modo a tornar a relação com a universidade bidirecional; apresentar e discutir com os professores das escolas campo as atividades de estágio supervisionado relacionadas às disciplinas SLC0676 - Estágio Supervisionado em Ensino de Química I e SLC0677 - Estágio Supervisionado em Ensino de Química II.

Finalmente, para o sucesso das ações de formação de professores nos estágios supervisionados, o monitor-bolsista deve acompanhar e participar das aulas teóricas das disciplinas de estágio que ocorrem presencialmente às quintas-feiras no período noturno na universidade assim como auxiliar os estagiários na elaboração dos planos de intervenção, relatórios finais e em atividades pertinentes ao estágio. Nessa etapa, espera- se que o monitor-bolsista contribua com o processo reflexivo dos estagiários levando-os a pensar sobre sua prática e suas escolhas didáticas sob um olhar crítico. Para tanto, o monitor ministrará uma aula em cada semestre sobre um tema a ser definido conjuntamente com a docente da disciplina. Essa ação contribuirá com a reflexão dos estagiários e também com a formação do monitor-bolsista. O monitor-bolsista também ficará responsável pela manutenção da página das disciplinas no ambiente virtual da USP STOA o que facilitará o intercâmbio de materiais entre alunos e entre alunos e docente.

 
Número de bolsistas : 1
 
Data inicial prevista : 13/03/2023
 
Data final prevista : 12/01/2024