Programa de Forma??o de Professores

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Programa de Formação de Professores
 
Ano de oferecimento: 2023
 
Plano de Trabalho : 6 - Considerando a relevância do Programa de Formação de Professores USP para a formação de Profissionais da Educação, bem como a minha atuação do Departamento de Educaçao
 
Unidade:FFCLRP Departamento : 596
 
Coordenador: Filomena Elaine Paiva Assolini
 
Título: Considerando a relevância do Programa de Formação de Professores USP para a formação de Profissionais da Educação, bem como a minha atuação do Departamento de Educaçao
 
Resumo do Plano de Trabalho :

PARTE I - PLANO DE AÇÕES DA PROPOSTA

 JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

 

Considerando a relevância do Programa de Formação de Professores USP para a formação de Profissionais da Educação, bem como a minha atuação do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, em especial, no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, DEDIC-FFCLRP, apresento minhas justificativas para postular um monitor-estagiário que poderá atuar nas disciplinas pelas quais sou responsável: Didática Geral, Licenciatura em Química, Didática da Alfabetização, Licenciatura em Pedagogia.

No curso de Licenciatura em Química, o estágio é oferecido pelo componente curricular Didática Geral. São 60 (sessenta) horas realizadas pelos estudantes junto ao Ensino Médio, disciplina Química, em escolas públicas estaduais da cidade de Ribeirão Preto. Sou responsável pelas aulas teóricas, formulação e acompanhamento das atividades de estágio, contato com as escolas e professores que recebem os alunos, e também pela a supervisão do estágio, que envolve a escuta das experiências dos estudantes, o diálogo com eles, orientações para que melhor possam desenvolver seus fazeres e práticas na escola, reuniões com os professores das escolas que recebem nossos estudantes, correção, avaliação e devolutivas das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

No Curso de Licenciatura em Pedagogia, respondo pela disciplina Didática da Alfabetização: teoria, princípios e práticas. Com a finalidade de melhor formar os estudantes, que irão atuar no Ensino Fundamental, sobretudo nos anos iniciais e na Educação Infantil, conduzimos a disciplina de modo a provocar a realização de inúmeras atividades práticas, desenvolvidas dentro de escolas do Ensino Fundamental, no "chão” das salas de aulas, como: ajuda aos professores na produção de material-didático-pedagógico relacionados à leitura e à escrita, produção de vídeos de curta e longa duração, trazendo sugestões de projetos de trabalho sobre diferentes temas, destacados pelos professores, ajuda na elaboração de atividades especiais para estudantes com supostas dificuldades de leitura e escrita, e, também, fora das salas de aulas, tais como: a construção e desenvolvimento coletivos de projetos de leitura e escrita, literatura, jogos e brincadeiras linguísticas, e, ainda, o auxílio na preparação de cursos de formação continuada que oferecemos regularmente aos professores alfabetizadores, que recebem nossos estudantes. Entrevistas, coleta de depoimentos e observação de práticas de professores são outras atividades realizadas pelos estudantes, especialmente. A ida regular às escolas por parte dos estudantes, com o propósito de desenvolver e realizar as atividades acima elencadas, sob minha orientação e supervisão, foi a forma que encontrei para que aprendessem a ensinar também por meio dessas experiências. Assegurar-lhes aprendizagens para além dos estudos teóricos que são trabalhados nas aulas de graduação têm lhes possibilitado melhor preparação profissional e desenvolvimento pessoal.

Destaco que minha atuação com a Formação de Professores efetiva-se nos três pilares das Universidade, USP. No Ensino, com as disciplinas Didática Geral, Didática da Alfabetização: teoria, princípios e práticas, Aquisição da Linguagem Oral, e Estudos Textuais e Produção Linguística. Na Pós-Graduação, ministro Letramento e Formação de Professores. Na Pesquisa, atuo na orientação de projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, cujos trabalhos são publicados e difundidos. Destaco a formação de professores realizada também por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, LAIFE.  https://www.gepalle.com/

Entendemos que os professores, quando bem preparados, podem oferecer melhores condições de aprendizagem para os alunos pelos quais são responsáveis. Nesse sentido, vimos procurando oferecer aos licenciandos não apenas os conteúdos pertinentes às disciplinas, mas também experiências de aprendizagem no âmbito prático, que lhes permitem vivenciar situações a partir das quais aprendam a ensinar, a refletir sobre os seus saberes e fazeres pedagógicos, e melhorar suas práticas pedagógicas.

Ensinar não é tarefa fácil, nem simples. Ao contrário requer que tenhamos conhecimentos gerais sobre a Educação e a Pedagogia, conhecimentos específicos, como no caso dos alunos e futuros profissionais que irão atuar no Ensino de Química e Ensino Fundamental. Além disso, é preciso que saibamos agir frente às situações, perguntas, reflexões não previstas, que acontecem no cotidiano da sala de aula. Agir e decidir, é preciso frisar.

Aprender a ensinar, a discutir criteriosamente o contexto escolar e os desafios que ele traz, cotidianamente, a analisar os seus conhecimentos, a observar a necessidade de ressignificá-los assim como, suas ações e práticas pedagógicas são objetivos comuns a serem alcançados pelos estudantes dos cursos de Licenciatura.

 

OBJETIVO GERAL

 

Proporcionar aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Pedagogia melhores condições de aprendizagem para a docência, contando não apenas com a docente responsável pelas disciplinas, mas também com a mediação e o auxílio de um monitor-estagiário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1º) Oferecer aos graduandos outras formas de aprendizagem dos conteúdos teóricos e práticos relacionados à docência; 2º) contribuir com a formação dos licenciandos, por meio de sólida preparação profissional, que envolve a aquisição de saberes teóricos, de habilidades profissionais específicas, referentes à sua área de atuação; 3º) proporcionar aos licenciandos, futuros professores, o desenvolvimento de aprendizagens, que lhes possibilitem mobilizar recursos (didático-pedagógicos, tecnológicos, pessoais), para lidar com a diferentes situações vivenciadas no estágio e nas demais atividades práticas realizadas nas escolas.

 
Justificativa: PROCEDIMENTOS

 Os procedimentos para o a efetivação dessa proposta envolvem: 1°) comunicação e interação diária da docente com o monitor-bolsista, a fim de que possam, juntos, dialogar sobre como poderão alcançar os objetivos propostos; 2º) discussões sobre o planejamento da disciplina, sobre como os conteúdos teóricos serão desenvolvidos em sala de aula, sobre os processos de aprendizagem e demais características dos licenciandos; 3º) conversas e reflexões sobre as atividades de estágio e atividades práticas específicas para os alunos de Licenciatura em Pedagogia; 4) encontros destinados à preparação de aulas, incluindo escolha e produção de materiais, confecção de slides, de vídeos, roteiros de aprendizagem e de debates a respeito dos temas em pauta; 4º) proposição de planos de ação para um ensino diferenciado; 5º) confecção de planos de ação para estágios; 6º) participação nas reuniões de supervisão de estágio; 7ª) avaliação e devolutivas das atividades de estágio e das demais referentes ao curso de Química e Pedagogia; 8º) estabelecimento de compromisso com a relação Universidade e escolas públicas; 9º)  cumprimento carga horária semanal; 9º) entrega nas datas preestabelecidas dos relatórios parcial e final; 10º) comprometer-se com o Programa, demonstrando estar ciente da impossibilidade de acumular bolsas.

No que diz respeito aos procedimentos que cabem à docente, além das que foram elencadas acima, saliento: 1º) cuidar para que a proposta seja concretizada dentro do que foi previsto; 2º) acompanhar, ensinar, orientar e supervisionar o monitor-estagiário, 3º) acompanhar o desempenho do monitor-estagiário; 4º) elaborar os relatórios semestrais destinados à PRG; 5º) fortalecer a relação da FFCLRP com os órgãos de ensino e escolas de Ribeirão Preto.

 

NÚMERO DE BOLSISTAS: 1 (UM)

 

JUSTIFICATIVA DO NÚMERO DE BOLSISTA SOLICITADO

 

Tendo em vista o número de estudantes matriculados, as atividades que envolvem planejamento, acompanhamento e supervisão de estágio obrigatório, desenvolvimento de práticas pedagógicas escolares, excursões didáticas, atividades extra sala de extensão destinadas à formação de professores, dentre outras, concernentes à formação profissional de estudantes que irão atuar na Educação Básica: no Ensino Médio, no caso de Licenciatura em Química e no Ensino Fundamental, no caso de estudantes do Curso de Pedagogia, a presente proposta prevê 1 (uma) bolsa destinada a 1 (um) Monitor-Estagiário.

 

DATA PREVISTA PARA INÍCIO DA ATIVIDADE DO BOLSISTA: 13/03/2023

 

DATA FINAL PREVISTA PARA ATIVIDADE DO BOLSISTA: 15/02/2024

 

DISCIPLINAS: Licenciatura em Química-Didática Geral (primeiro semestre); Licenciatura em Pedagogia-Didática da Alfabetização (segundo semestre).

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DA DOCENTE PROPONENTE

 

Anos: 2022 e 2023

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

Seleção de bolsistas

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientação para o bolsista sobre as atividades e cronograma

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação do bolsista para atuação junto ao desenvolvimento e acompanhamento de aulas teóricas e práticas

 

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

Orientação ao bolsista para descrição das atividades desenvolvidas e avaliação do projeto

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

 

Elaboração e envio de relatório parcial e tratativas de estágio

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Orientação ao bolsista para auxilio na elaboração de projetos de estágio

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

Orientação ao bolsista para acompanhamento do planejamento dos estágios nas escolas públicas

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

Orientação ao bolsista para supervisão dos estágios

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

 X

 

Orientação ao bolsista para descrição das atividades desenvolvidas e avaliação do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

Elaboração e envio do relatório final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

PARTE II - PLANO DE TRABALHO DO(DA) MONITOR(A)-BOLSISTA

 

Tendo em vista os objetivos do Programa de Formação de Professores (Edital PRG- Programa de Formação de Professores-2023), bem como o Plano de Ação da presente proposta, exponho a relação de atividades a serem realizadas pelo monitor-bolsista.

- Auxiliar na mediação das ações e tratativas de estágio com escolas públicas estaduais e municipais.

- Contribuir com a docente no desenvolvimento das aulas teóricas e práticas que envolvem o planejamento de atividades em espaço formal de ensino (escolas públicas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio) e, ainda, em espaço não formal de ensino.

- Apoiar a docente nas atividades de planejamento, preparação, execução, intervenção e avaliação de conteúdos e práticas dos estágios supervisionados em Didática Geral, e, também das atividades práticas formativas, desenvolvidas pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia.

-Auxiliar a docente no atendimento aos alunos, que precisam de orientação e apoio para a elaboração de projetos e atividades a serem realizados nas salas de aulas onde fazem estágio, para a preparação de materiais didático-pedagógicos, e ainda para formularem seus roteiros de intervenção.

- Promover a constante interlocução entre a Universidade e as escolas públicas, fortalecendo os laços entre essas duas instituições.

- Descrever, minuciosamente, todas as atividades desenvolvidas durante o programa, salientando o acompanhamento e a mediação dos estágios supervisionados e das práticas formativas realizados nas escolas públicas.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO BOLSISTA (incluindo o 1º e o 2ºsemestre)

 

Ano: 2022

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Participar da seleção de bolsistas e das reuniões com a docente proponente.

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receber orientação sobre as atividades formativas e desenvolver tratativas iniciais com as escolas públicas e estagiários.

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolver e acompanhar aulas teórico-práticas, preparar roteiros de estágios e plantões de dúvidas.

 

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Descrever as atividades desenvolvidas e avaliar o projeto.

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Elaborar relatório parcial a partir do plano de trabalho definido.

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Auxiliar na elaboração de projetos de estágio e auxiliar na mediação com professores das escolas públicas.

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

Acompanhar o planejamento dos estágios nas escolas públicas.

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

Auxiliar na supervisão dos estágios.

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

Descrever as atividades desenvolvidas e avaliar o projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

Elaborar relatório final para a docente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

Caso seja aprovada, e tenhamos oportunidade de desenvolver a proposta apresentada, temos a expectativa de que tanto o monitor-estagiário, quanto os licenciandos sejam beneficiados com melhores condições de aprendizagem, pois, sem dúvida, a contribuição de um monitor-estagiário nos permitirá refinar os processos formativos dos licenciandos, em particular os que se dão no âmbito do estágio obrigatório oficializado e o que se efetiva por meio da realização de atividades dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia nas escolas. Desejamos que a aquisição de conhecimentos e experiências relacionados à docência sejam significativas para ambos, monitor-estagiário e estudantes. Além disso, almejamos que esses sujeitos, monitor-estagiário e licenciandos, evoluam como pessoa, tornando-se mais sensíveis ao mundo à sua volta, ao contexto escolar e aos estudantes, principalmente. Esperamos que a participação do monitor-estagiário contribua para  que se torne um profissional crítico, capaz de lidar com a heterogeneidade e a diversidade que marcam as salas de aulas brasileiras. avaliar a história  Temos a expectativa de que os nossos licenciandos sejam ainda melhor formados, a fim de que se tornem futuramente professores capazes de reconhecer que a  docência é um  fenômeno complexo, que, para se efetivar, e cumprir o um de seus papéis, o ensino, precisa contar com profssionais bem preparados.

 

Ribeirão Preto, 10 de fevereiro de 2023.

 

  

Profa. Dra. Elaine Sampaio Araujo

Coordenadora COC Pedagogia

 

 

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Prof. Dr. Luis Henrique Guimarães

Presidente da Comissão de Gradução

 

Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini

Docente Proponente

 
Número de bolsistas : 1
 
Data inicial prevista : 13/03/2023
 
Data final prevista : 12/01/2024