Programa de Forma??o de Professores

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Programa de Formação de Professores
 
Ano de oferecimento: 2023
 
Plano de Trabalho : 31 - Projeto e plano de Trabalho Monitor Bolsista do PFPUSP 2023-2024 - Licenciatura em Artes Visuais Departamento de Artes Plásticas – ECA - Metodologia do Ensino das Artes Visuais III com Estágios Supervisionados - Metodologias do Ensino das Artes Visuais IV
 
Unidade:ECA Departamento : CAP
 
Coordenador: Dália Rosenthal
 
Título: Projeto e plano de Trabalho Monitor Bolsista do PFPUSP 2023-2024 - Licenciatura em Artes Visuais Departamento de Artes Plásticas – ECA - Metodologia do Ensino das Artes Visuais III com Estágios Supervisionados - Metodologias do Ensino das Artes Visuais IV
 
Resumo do Plano de Trabalho : O bolsista monitor deverá participar das seguintes ações e etapas referentes às disciplinas CAP0291, CAP0299:

1.Planejamento das atividades de estágio juntamente com a professora que ministra as disciplinas com estágios supervisionados.

2.Participação na preparação e nas atividades desenvolvidas nas aulas de supervisão de estágio.

3.Visita às instituições de ensino e/ou artístico-culturais para acompanhamento das demandas da instituição quanto às atividades dos alunos colaborando com o fortalecimento das relações com todas as instituições parceiras.

4.Participação na orientação e acompanhamento dos alunos em suas atividades de campo.

5.Participação e orientação na produção de materiais arte-educativos a serem utilizados em atividades de estágio, principalmente, nos Laboratórios Didático-Pedagógicos.

6.Participação no processo de registro e documentação das disciplinas CAP0291 e CAP0299.

7.Apoio na elaboração dos relatórios de estágio. 

8.Participação nas reuniões pedagógicas realizadas pela CoC Licenciatura CAP/ECA.

9. Elaborar os relatórios referentes à monitoria realizada durante o período da bolsa

 

 

 
Justificativa:

Atividades do bolsista monitor para as disciplinas CAP 0291 e CAP 0299 em 2023.

No ano de 2022, após dois anos de ensino remoto na universidade, o primeiro semestre foi caracterizado pelo desafio do retorno presencial no que se refere sobretudo ao exercício da prática docente. Somou-se a este desafio o início da dupla titulação presencial no departamento. O aumento significativo de alunos da licenciatura neste novo contexto exigiu uma ampliação do projeto original de estágios supervisionados com a criação de novas parcerias institucionais. Neste contexto, foram estreadas inovações nas experiências de ensino e aprendizagem das artes visuais com a criação de novos ateliês-laboratórios voltados ao conceito de universidade aberta e de integração cada vez maior entre pesquisa, ensino e extensão.  Destaca-se aqui a Biblioteca Municipal Anne Frank, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e o Museu Lasar Segall, todas instituições públicas e em São Paulo. Os cursos seguem o mesmo formato metodológico dos ateliês laboratórios internos ao departamento com encontros semanais duração e propostas planejadas pelos graduandos com a orientação pedagógica e acompanhamento da professora Dália Rosenthal e supervisores responsáveis nas respectivas instituições. 

Esta ampliação do projeto para a realização das as disciplinas CAP 0291 e CAP 0299  teve o seu primeiro ano de desenvolvimento em 2022. Neste contexto, embora já conte com resultados muito positivos, o projeto encontra-se ainda em fase de adaptação e aprimoramento do conjunto de trabalho. Infelizmente durante todo o ano de 2022 , o monitor bolsista selecionado na última edição e que originalmente deveria atender a todas as disciplinas de estágios supervisionados do departamento não apresentou disponibilidade de horário para  atendimento das disciplinas CAP 0291 e CAP 0299. A falta da presença do monitor bolsista em um momento tão importante de implementação desta ampliação extra muros para o projeto de estágio do departamento tornou ainda mais complexa esta transição sobretudo no que tange a gestão, organização e diálogos interinstitucionais. Desta forma, este projeto para o Edital de Bolsista Monitor do Programa de Formação de Professores da USP (2023) solicita um bolsista que possa focar suas atividades especificamente nas disciplinas de Metodologia do Ensino das Artes Visuais com Estágios Supervisionados III e IV, respectivamente  CAP 0291 e CAP 0299 de modo a fortalecer a implementação, aprimoramento e desenvolvimento dos estágios supervisionados e a integração destes com um aprofundamento cada vez maior entre ensino, pesquisa e extensão bem como inovação para formação de professores no contexto de ensino e aprendizagem da arte.

 
Número de bolsistas : 1
 
Data inicial prevista : 13/03/2023
 
Data final prevista : 12/01/2024