PLANO DE AÇÕES
As atividades de orientação de estágios obrigatórios dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, são organizadas em três semestres letivos e consecutivos nos quais os futuros professores vivenciam diferentes elementos da vida e organização da comunidade escolar, assim como também os diversos aspectos do fazer profissional do professor de ciências formado no curso de LCN. Esta organização particular foi inicialmente descrita em dois artigos publicados em 2010 (Barreyro et al; 2010a e 2010b).
A organização das três disciplinas de estágios contempla as seguintes atividades para os estudantes matriculados: Na disciplina ACH4126 - Orientação de Estágios Obrigatórios 1, pretende-se que o licenciando conheça a escola como instituição educativa e produtora de culturas. Nesta fase o estudante conhece profundamente a organização administrativa, organizacional, comunitária e didática da escola. Na disciplina ACH4127 - Orientação de Estágios Obrigatórios 2, o licenciando acompanha as atividades pedagógicas de diversos professores da escola, não apenas da área de ciências. O principal objetivo nesta segunda disciplina de estágios é observar a sala de aula como espaço central onde se passam as atividades de ensino-aprendizado e no qual se estabelece a relação pedagógica. Finalmente, na disciplina ACH4128 - Orientação de Estágios Obrigatórios 3, o licenciando se responsabiliza pela regência de aulas de ciências em sala de aula de escolas de ensino básico.
OBJETIVOS:
Nesta proposta de formação de professores pretende-se que o professor pós-graduando bolsista:
- Participe ativamente nas visitas regulares às escolas campo de estágio e estabeleça comunicação com os diversos profissionais que acolhem os estagiários da escola.
- Organize junto com as educadoras do curso, as fichas de estágios e atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários junto às escolas campo.
- Participe das aulas de estágio e organize atendimento individual e/ou em grupo aos estagiários.
- Participe de reuniões com as docentes responsáveis pelas disciplinas de estágios e discuta os temas e atividades de aula.
- Analise e produza material sobre as diferentes etapas do estágio, as formas de interação dos estudantes com a escola e com os alunos da escola.
- Colabore em atividades pedagógicas nas aulas das disciplinas de estágio.
PROCEDIMENTOS:
Os professores pós-graduandos bolsistas selecionados participarão ao longo do ano de 2023 nas três disciplinas de estágios oferecidas pelo curso de LCN aos seus estudantes. Sendo uma delas durante o primeiro semestre (Estágio 2) e duas no segundo semestre (Estágios 1 e 3). Os professores bolsistas acompanharão as aulas junto as docentes responsáveis e às educadoras contribuindo com as discussões a partir da sua própria experiência docente e a partir do seu aprofundamento teórico na pós-graduação. Da mesma forma eles terão reuniões semanais com os estagiários para orientação e discussão das atividades dos estudantes e, realizarão visitas mensais às escolas campo de estágio da rede pública de ensino. Da mesma forma, deverão elaborar relatórios parciais e finais do desenvolvimento deste projeto.
No final do período da vigência da bolsa e das atividades de estágio do ano de 2023, os professores pós-graduandos elaborarão um artigo científico sobre a experiência formativa na perspectiva de Larrosa (2009) e outros referenciais teóricos que se constituam durante a experiência vivida com os estágios no curso de LCN.
RESULTADOS ESPERADOS:
No final do projeto espera-se que os estudantes de LCN (estagiários) elaborem uma breve avaliação das atividades desenvolvidas pelos professores bolsistas; que as (os) docentes supervisores das escolas campo assim como as docentes responsáveis pelas disciplinas de estágios, também possam contribuir avaliando esta participação da figura do professor pós-graduando bolsista. Finalmente o próprio bolsista elaborará uma auto avaliação apontando os pontos positivos e negativos da experiência. A finalidade das diferentes avaliações é analisar se essa prática formativa mais democrática e participativa entre pares, poderia ser formalizada de forma institucional nos estágios supervisionados obrigatórios do curso de LCN.
Como produto da experiência os professores bolsistas deverão elaborar um artigo cientifico sobre a especificidade do estágio para professores de ciências naturais e a formação identitária destes profissionais.
ANUÊNCIA
Para a realização deste projeto contamos com a anuência das colegas que ministrarão as outras disciplinas do estágio durante o segundo semestre de 2023, a saber professoras Dras. Verónica Guridi (Estágio I) e Celi Domingues (Estágio II).
O coordenador do curso de LCN prof. Dr. Paulo Correia também nos concedeu a sua anuência, assim como o presidente da Comissão de Graduação da EACH professor Dr. Luís Mochizuki.
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