Resumo do Plano de Trabalho : |
De modo geral, caberá ao monitor bolsista manter as boas práticas nas escolas, atualizando os cadastros e equipes gestora e corpo de professores, pois há uma grande rotatividade nas escolas. Ter uma agenda de atividades programadas na escola e na universidade.
Atividades a serem desenvolvidas
a) Atividades relacionadas à formação dos graduandos
Auxiliar os alunos na elaboração de relatórios, fichas, termos de estágio e demais documentos relacionados ao processo de estágio, permitindo que o licenciando tenha a segurança para desenvolver as atividades na escola, sentindo-se acolhidos e preparados. Estar presente na escola, em momentos que o licenciando estiver aplicando atividades de intervenção, apoiando e incentivando-os. Participar ativamente de cada etapa da elaboração dos KITs didáticos que acontece através de oficinas temáticas organizadas em quatro momentos, deixando o licenciando confortável para o uso dos kits na escola (Oficina Diagnóstica, Oficina de aproximação, Oficina de Protótipos, Oficina de Kits finais), conforme descrito por Marques & Dias (2016). As atividades ficarão armazenadas na plataforma e-disciplinas.
Participar das aulas teóricas para aprimorar as bases teóricas sobre o Estágio, relacionando a teoria e a prática, para orientar os licenciandos. Se houver qualquer indicação/recomendação da USP, podem ser utilizadas plataformas Google Meet/Zoom.
b) Atividades relacionadas aos objetivos do PFP
Participação ativa no desenvolvimento, planejamento, intervenções e avaliação do Estágio Supervisionado, auxiliando a docente responsável na orientação e preparo dos licenciandos, nas atividades junto às escolas, considerando as particularidades de cada unidade escolar. Atuar na plataforma e-disciplinas para acompanhamento dos alunos e atividades. Auxiliar na preparação de material didático voltado para o público de interesse na disciplina. Acompanhar os licenciandos na confecção dos planos de intervenção e relatório final. Elaboração de relatório final descrevendo as atividades desenvolvidas pelos graduandos, analisando de forma conjunta o planejamento, execução e avaliação da disciplina.Experimentar o exercício da docência, no sentido de planejamento e intervenções na escola, conhecendo a escola atual, seus atores e seu entorno. Colaborar para intensificar o fortalecimento das relações entre a escola pública e a universidade.
c) Atividades relacionadas ao plano de ação
Auxiliar na interlocução entre a universidade e as escolas da rede pública localizadas no município de Piracicaba e região.
Registrar o desempenho dos alunos durante o estágio para complementar o processo de avaliação dos mesmos, sugerir atividades, intervenções, reflexões. Acompanhar a assiduidade e frequência dos alunos durante os estágios
Mediar possíveis conflitos durante o estágio, por meio do diálogo e ações com a escola.
Contribuir no planejamento da disciplina, organizando e discutindo conteúdos, plano de aulas, atividades em sala de aula e avaliações. |
Justificativa: |
A operacionalização do estágio supervisionado dentro dos cursos de licenciatura traz grandes desafios tanto para os graduandos como para o professor. O trabalho de planejamento, negociação com as escolas que acolhem o estágio, desenvolvimento e avaliação de atividades concentradas no período letivo de um semestre, muitas vezes dificulta a visão do todo. Assim, o Estágio proporciona o movimento de aproximação de duas instituições de ensino, cada uma trazendo valores, objetivos imediatos, cultura e relações de poder diferentes, com o objetivo de realizarem um trabalho comum: a formação de professores. No meio destes dois campos de força está o estagiário, preocupado em cumprir os requisitos acadêmicos propostos pelo professor – orientador da disciplina e transitar de maneira satisfatória pela escola na busca de aprendizagens sobre a profissão (Lima, 2008).
Portanto, no anseio de facilitar o desenvolvimento e processo de avaliação do estágio como um todo por parte do professor, serão necessários 2 (dois) monitores bolsistas para auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento dos estágios (cerca de 120 alunos) vinculados às disciplinas (LES0342 - Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias, LES0266 - Política e Organização da Educação Brasileira e LES 0625 Estágio Curricular em Licenciatura: teoria e prática). As atividades serão divididas em dois blocos de atuação, um por bolsista. O bloco 1 estão relacionados às disciplinas LES0342 e LES0625, por apresentarem caráter teórico-prático de atividades na escola, como elaboração dos projetos de estágio, intervenção, orientação na elaboração de materiais didáticos. O segundo bloco está voltado para o estágio na disciplina LES0266 e LES0625, pois voltam-se às atividades de gestão da escola, foco no projeto político pedagógico, observação dos espaços da escola, infraestrutura e espaços de formação dos professores. O dois monitores bolsista acompanharão as aulas teóricas das disciplinas, nos dois semestres, participando de todas fases do desenvolvimento das atividade de estágio, desde a escolha das escola, dos temas, organização de materiais teóricos e práticos até a preparação da regência do licenciando.
Nesse sentido, a atuação dos monitores/bolsista será de fundamental importância nas articulações interinstitucionais entre a USP e as escolas da rede pública, no suporte e acompanhamento junto aos alunos nos estágios, e na disponibilização de apoio às necessidades que por ventura venham a ocorrer conforme demanda do Professor responsável pela disciplina. |