Disciplina Discipline VPS5728
Seminários em Gestão do Conhecimento para a Segurança dos Alimentos

Seminars on Knowledge Management for Food Safety

Área de Concentração: 10134

Concentration area: 10134

Criação: 29/01/2021

Creation: 29/01/2021

Ativação: 29/01/2021

Activation: 29/01/2021

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 0 2 5 semanas 5 weeks 30 horas 30 hours

Docente Responsável:

Professor:

Simone de Carvalho Balian

Objetivos:

A disciplina tem por objetivo oferecer oportunidades para os alunos identificarem o conjunto de procedimentos no desenvolvimento de mecanismos que permitam o gerenciamento de conhecimentos (saber formal), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) necessários e fundamentais ao cumprimento das estratégias da organização e projeção de competências voltadas à produção e comercialização de alimentos.

Objectives:

Provide students with opportunities to identify an array of procedures for the development of mechanisms that allow knowledge management (formal expertise), skills management (know-how) and manners management (willingness), which are necessary and fundamental for the organization's strategies fulfilment and the projection of food production and marketing skills.

Justificativa:

A conquista da segurança dos alimentos exige, além da implementação de boas práticas de manipulação e fabricação, de implementação de programas de autocontrole da qualidade da produção e dos produtos, cumprindo a regulamentação técnica vigente para o setor, investir e desenvolver eficientes e eficazes processos de gestão do conhecimento e liderança de pessoas. Nesse contexto a disciplina se propõe a discutir, a partir de seminários, os principais conceitos, metodologias e recursos disponíveis para a gestão do conhecimento voltado à segurança dos alimentos.

Rationale:

The food safety attainment requires, besides the establishment of good handling and manufacturing practices, the establishment of self-control of production and products quality programs, complying with the current technical regulations for the sector; to invest and develop efficient and effective knowledge management and leadership processes. In this context, the subject proposes to discuss, through seminars, the main concepts, methodologies and resources available for knowledge management, focused on food safety.

Conteúdo:

- Conceituar o conhecimento e sua importância no sistema produtivo de alimentos de origem animal no ambiente acadêmico, científico e empresarial; - Identificar informação, conhecimento e mecanismos de gestão; - Descrever os sistemas de gestão para estimular o conhecimento, o compartilhamento do conhecimento; - Definir e conceituar: Aprendizagem Organizacional; Gestão de Competências; Capital Intelectual e Educação Corporativa.

Content:

- Conceptualize the knowledge and its importance on the productive system of foods of animal origin in academic, scientific and business environments; - Identify information, knowledge and management mechanism; - Describe management systems to stimulate knowledge and sharing of knowledge - Define and conceptualize: Organizational Learning; Skills Management; Intellectual Capital; and Corporative Education.

Forma de Avaliação:

Presença e participação nas atividades propostas.

Type of Assessment:

Presence and participation in the proposed assignments

Observação:

A disciplina é direcionada aos profissionais do setor de produtos de origem animal e alimentos em geral.

Notes/Remarks:

This subject is directed to professionals of the food and animal products sector in general

Bibliografia:

BOOG, Gustavo (coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento. ABTD. São Paulo: Makron Book, 1994. BRANDÃO, Hugo. et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. FGV, Revista de Administração Pública, Ebape — RIO DE JANEIRO 42(5):875-98, SET/OUT. 2008 CARBONE, Pedro “GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: uma nova metodologia de gerenciamento do capital humano”. Revista Mundo PM – Project Management, Edição 11, out-nov/2006, Curitiba, Editora Mundo, 2006 CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003 EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004. ______. (coord.). Coletânea Universidades Corporativas: educação para empresas no século 21. São Paulo: Schmukler, 1999. _______ . As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. FLEURY, Maria T.L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000. FLEURY, M.T.L.; OLIVEIRA Jr, M.M. Gestão Estratégica do Conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento 2001. 1ª Ed., Editora Atlas, 3562p ALMEIDA et al. 2016. Inovação e gestão do conhecimento. Editora IDE, FGV, 116p. disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/58/o/Inovacao_e_gestao_do_conhecimento_-_FGV.pdf acesso em: 24 jan 2021 TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento eBook Kindle. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Gest%C3%A3o-do-Conhecimento-Hirotaka-Takeuchi-ebook/dp/B016UWFVTQ GDIKIAN, E.A.; SILVA, M.C. Educação estratégica nas organizações: como as empresas de destaque gerenciam o processo de educação corporativa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GERMANO, P. M.; GERMANO, M. I. S. Sistemas de gestão: qualidade e segurança dos alimentos. Barueri: Manole, 2013. MEISTER, J. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books,1999. SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.

Bibliography:

BOOG, Gustavo (coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento. ABTD. São Paulo: Makron Book, 1994. BRANDÃO, Hugo. et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. FGV, Revista de Administração Pública, Ebape — RIO DE JANEIRO 42(5):875-98, SET/OUT. 2008 CARBONE, Pedro “GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: uma nova metodologia de gerenciamento do capital humano”. Revista Mundo PM – Project Management, Edição 11, out-nov/2006, Curitiba, Editora Mundo, 2006 CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003 EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004. ______. (coord.). Coletânea Universidades Corporativas: educação para empresas no século 21. São Paulo: Schmukler, 1999. _______ . As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. FLEURY, Maria T.L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000. FLEURY, M.T.L.; OLIVEIRA Jr, M.M. Gestão Estratégica do Conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento 2001. 1ª Ed., Editora Atlas, 3562p ALMEIDA et al. 2016. Inovação e gestão do conhecimento. Editora IDE, FGV, 116p. disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/58/o/Inovacao_e_gestao_do_conhecimento_-_FGV.pdf acesso em: 24 jan 2021 TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento eBook Kindle. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Gest%C3%A3o-do-Conhecimento-Hirotaka-Takeuchi-ebook/dp/B016UWFVTQ GDIKIAN, E.A.; SILVA, M.C. Educação estratégica nas organizações: como as empresas de destaque gerenciam o processo de educação corporativa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GERMANO, P. M.; GERMANO, M. I. S. Sistemas de gestão: qualidade e segurança dos alimentos. Barueri: Manole, 2013. MEISTER, J. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books,1999. SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial