Área de Concentração: 10134
Concentration area: 10134
Criação: 13/09/2024
Creation: 13/09/2024
Ativação: 16/09/2024
Activation: 16/09/2024
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10 | 7 | 3 | 3 semanas | 3 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Fabio Gregori
Marcos Veiga dos Santos
Objetivos:
Esta disciplina tem por objetivo oferecer os fundamentos pedagógicos da prática docente na Educação Superior.
Objectives:
This discipline aims to provide the pedagogical foundations of teaching practice in Higher Education.
Justificativa:
Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente na Educação Superior, os quais incluem as relações professor/aluno, aspectos organizativos, em especial o planejamento do ensino em seus diferentes níveis, didática, metodologias e recursos de ensino de ensino e avaliação, são temas essenciais para a capacitação docente no ensino superior e serão abordadas ao longo desta disciplina.
Rationale:
Pedagogical Foundations of Teaching Practice in Higher Education, which include teacher/student relationships, organizational aspects, especially lesson planning at different levels, didactics, methodologies and teaching resources, and assessment, are essential subjects for teacher training in higher education and will be addressed throughout this discipline.
Conteúdo:
a) Reflexões sobre ensino-aprendizagem (vivências em sala de aula e diversificação do alunado). b) Estratégias para o desenvolvimento de competências éticas e atitudinais. c) Didática e correntes pedagógicas. d) Planejamento curricular: modelos de elaboração de Plano de Ensino de Disciplina, Plano de Aula e Projeto Político Pedagógico. e) Conhecimento e aplicação de Metodologias de ensino, com ênfase nas ativas, de acordo com os objetivos e contextos educativos. f) Conhecimento e aplicação de recursos de ensino, inclusive digitais, de acordo com os objetivos e contextos educativos. g) Avaliação do aprendizado e de disciplina. Uma visão crítica sobre as diferentes concepções de avaliação, seleção de instrumentos e critérios avaliativos e suas relações com os objetivos educacionais previstos.
Content:
a) Reflections on teaching and learning (classroom experiences, and diversification of students). b) Strategies for the development of ethical and attitudinal competencies. c) Didactics and pedagogical theories. d) Curriculum planning: models for developing a Course Syllabus, Lesson Plan, and Political-Pedagogical Project. e) Knowledge and application of teaching methodologies, with an emphasis on active methodologies, according to educational objectives and contexts. f) Knowledge and application of teaching resources, including digital ones, according to educational objectives and contexts. g) Assessment of learning and courses. A critical view of different assessment concepts, selection of instruments and assessment criteria, and their relationships with the intended educational objectives.
Forma de Avaliação:
Baseada em duas atividades de avaliação: i) Elaboração e apresentação ao vivo de um seminário em grupo dentro do tema "educação superior", sendo atribuída nota variando de 0 a 10. ii) Realização de uma atividade escrita individual (um texto versando sobre aspectos da educação superior), sendo atribuída nota variando de 0 a 10. Média Final=(nota i+nota ii)/2: a)se 8.0 menor ou igual a 10.0, então conceito A – Excelente; b) se 6.0 menor ou igual 7.9, então conceito B – Bom; c) se 5.0 menor ou igual 5.9, então conceito C – Regular; d) se 0.0 menor ou igual 4.9, então conceito R – Reprovado.
Type of Assessment:
Based on two assessment activities: i) Preparation and live presentation of a group seminar on the theme "higher education," with a grade ranging from 0 to 10. ii) Completion of an individual written activity (a text addressing aspects of higher education), with a grade ranging from 0 to 10. Final Average = (grade i+grade ii)/2: a) if 8.0 less than or equal 10.0 then grade A - Excellent; b) if 6.0 less than or equal 7.9 then grade B - Good; c) if 5.0 less than or equal 5.9 then grade C - Regular; d) if 0.0 less than or equal 4.9 then grade R - Fail.
Observação:
a) A disciplina será ministrada em português. b) Esta disciplina aborda a educação superior de maneira generalista e portanto é aberta a alunos(as) de diferentes áreas do conhecimento. c) Será 100% no formato remoto/não presencial (online) e síncrono. As aulas não serão gravadas. d) Não há necessidade do aluno comparecer presencialmente na Universidade, a menos que queira ou precise utilizar computadores e/ou conexão de rede disponível na sua unidade USP ou rede Eduroam. d) Disponibilizaremos aos alunos na plataforma E-disciplinas USP: Plano de ensino, slides das aulas, links para bibliografia e materiais complementares (vídeos, sites, recursos digitais, etc). e) As aulas serão ministradas ao vivo, utilizando plataforma Google Meet. Caso haja indisponibilidade desta, adotaremos como alternativa a plataforma ConferênciaWeb (https://conferenciaweb.rnp.br/) ou outra gratuita. f) Como as aulas serão todas ao vivo, utilizando metodologias e recursos que valorem a participação e diálogo, os alunos terão interação direta com os docentes da disciplina e com demais alunos através de vídeo, voz, ou chat presente na plataforma Google Meet. Para interação em horário extra classe, na plataforma E-disciplinas haverá recursos digitais para interação assíncrona entre os alunos e docentes e para a organização de seminários. O docente responsável disponibilizará seu email @usp para quaisquer comunicações que os alunos necessitem fazer. O docente responsável enviará email a todos os alunos matriculados com avisos cronograma de aulas/plano de ensino) e acesso a plataforma E-disciplinas USP antes do início da disciplina (aproximadamente com 1 semana de antecedência). g) A frequência será aferida em todas as aulas, através da listagem (log) de acesso automático a plataforma Google Meet ou realizada ao vivo. h) É obrigatória a utilização de câmera e microfone ao longo de todas as aulas. i) A avaliação será totalmente remota contemplará a apresentação ao vivo de um seminário feito em grupo pelos alunos e, individualmente, através do envio de um texto versando sobre educação superior. j) Cronograma de aulas (Aula / Carga Horária / Conteúdos) 1/4h/Apresentação do plano de ensino da disciplina; Reflexões sobre ensino-aprendizagem (vivências em sala de aula e diversificação do alunado). 2/4h/Estratégias para o desenvolvimento de competências éticas e atitudinais; Didática e correntes pedagógicas. 3/4h/Planejamento de ensino: modelos de elaboração de Plano de Ensino de Disciplina, Plano de Aula e Projeto Político Pedagógico. 4/4h/Recursos de ensino 5/4h/Recursos de ensino 6/4h/Metodologias ativas de ensino: Gamificação 7/4h/Metodologias ativas de ensino: Team Based Learning 8/4h/Metodologias ativas de ensino: World Café, Jigsaw Classroom, GO/GV, Design Thinking, Design Sprint e SCALE-UP. 9/4h/Metodologias de ensino: reflexões sobre o seu emprego, comunicação em sala de aula, e potencializando o aprendizado através das diferentes metodologias de ensino. 10/4h/Avaliação do aprendizado e de disciplina. Uma visão crítica sobre as diferentes concepções de avaliação, seleção de instrumentos e critérios avaliativos e suas relações com os objetivos educacionais previstos. 11/4h/Período livre para estudo e preparação de seminários. 12/4h/Período livre para estudo e preparação de seminários. 13/4h/Apresentação e discussão de seminários. 14/4h/Apresentação e discussão de seminários. 15/4h/Discussão conjunta sobre a atividade de avaliação individual; Fechamento da disciplina.
Notes/Remarks:
a) The course will be held in Portuguese. b) This course approaches higher education in a generalist approach and is therefore open to students from different fields of knowledge. c) It will be 100% remote/online and synchronous. The classes will not be recorded. d) There is no need for the student to attend the University in person unless they want or need to use computers and/or the network connection available at their USP unit or Eduroam network. d) It will be made available to students on the USP E-disciplinas platform: syllabus, class slides, links to bibliography and supplementary materials (videos, websites, digital resources, etc.). e) The classes will be conducted live using the Google Meet platform. If this is unavailable, we will use ConferênciaWeb or another free platform as an alternative. f) Since the classes will all be live, using methodologies and resources that value participation and dialogue, students will have direct interaction with the course instructors and other students through video, voice, or chat present on the Google Meet platform. For interaction outside class hours, the E-disciplinas platform will provide digital resources for asynchronous interaction between students and instructors and for organizing seminars. The responsible instructor will provide their @usp email for any communications the students may need. The responsible instructor will send an email to all enrolled students with announcements (class schedule/syllabus) and access to the E-disciplinas USP platform before the start of the course (approximately one week in advance). g) Attendance will be recorded in all classes, either through the automatic access log on the Google Meet platform or taken live. h) The use of a camera and microphone is mandatory throughout all classes. i) The assessment will be entirely remote and will include the live presentation of a seminar done in groups by the students and, individually, through the submission of a text on higher education. j) Class Schedule (Class / Hours / Content) 1/4h/Presentation of the course syllabus; Reflections on teaching and learning (classroom experiences and student diversity). 2/4h/Strategies for the development of ethical and attitudinal competencies; Didactics and pedagogical trends. 3/4h/Teaching planning: models for developing Course Syllabus, Lesson Plans, and Pedagogical Political Projects. 4/4h/Teaching resources 5/4h/Teaching resources 6/4h/Active teaching methodologies: Gamification 7/4h/Active teaching methodologies: Team Based Learning 8/4h/Active teaching methodologies: World Café, Jigsaw Classroom, GO/GV, Design Thinking, Design Sprint, and SCALE-UP. 9/4h/Teaching methodologies: reflections on their use, classroom communication, and enhancing learning through different teaching methodologies. 10/4h/Learning and course assessment. A critical view on different assessment concepts, selection of instruments and evaluative criteria, and their relationship with the intended educational objectives. 11/4h/Free period for study and seminar preparation. 12/4h/Free period for study and seminar preparation. 13/4h/Presentation and discussion of seminars. 14/4h/Presentation and discussion of seminars. 15/4h/Joint discussion on the individual assessment activity; Course check-out.
Bibliografia:
ALMEIDA, M.I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. ANATASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 7ed. Joinville:UNIVILLE, 2007. BOLLELA, V.R.; SENGER, M.H.; TOURINHO, F.S.V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), v.47, n.3, p.293-300, 2014. CATANI, D.B.; GALLEGO, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2010. FERRAZ, A.P.C.M.; BELHOT, R.V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção [online], v.17, n.2, p. 421-431, 2010. JEREZ, J.A. Preparação pedagógica aplicada à medicina veterinária. Jaboticabal: FUNEP, 2006. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
Bibliography:
ALMEIDA, M.I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. ANATASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 7ed. Joinville:UNIVILLE, 2007. BOLLELA, V.R.; SENGER, M.H.; TOURINHO, F.S.V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), v.47, n.3, p.293-300, 2014. CATANI, D.B.; GALLEGO, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2010. FERRAZ, A.P.C.M.; BELHOT, R.V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção [online], v.17, n.2, p. 421-431, 2010. JEREZ, J.A. Preparação pedagógica aplicada à medicina veterinária. Jaboticabal: FUNEP, 2006. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
1) 100% no formato remoto/não presencial (online) e síncrono. As aulas não serão gravadas; 2) Esta disciplina aborda a educação superior de maneira generalista e portanto é aberta a alunos(as) de diferentes áreas do conhecimento. 1) It will be 100% remote/online and synchronous. The classes will not be recorded; 2) This course approaches higher education in a generalist approach and is therefore open to students from different fields of knowledge.
Additional class type information:
1) 100% no formato remoto/não presencial (online) e síncrono. As aulas não serão gravadas; 2) Esta disciplina aborda a educação superior de maneira generalista e portanto é aberta a alunos(as) de diferentes áreas do conhecimento. 1) It will be 100% remote/online and synchronous. The classes will not be recorded; 2) This course approaches higher education in a generalist approach and is therefore open to students from different fields of knowledge.