Área de Concentração: 3135
Concentration area: 3135
Criação: 19/01/2023
Creation: 19/01/2023
Ativação: 19/01/2023
Activation: 19/01/2023
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 0 | 7 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Gustavo Roque da Silva Assi
Objetivos:
Uma vez que a tecnologia possui significativo potencial de transformação social e ambiental, precisa estar imbuída de significado e propósito tais que possibilitem transformações positivas desde sua concepção até seu uso final. Caso contrário, além de esse potencial não ser utilizado, pode produzir o efeito reverso, trazendo impactos sociais e ambientais negativos, como tem sido visto com frequência em nossos dias. Faz-se portanto, necessário dar-lhe significados e propósitos claros o que apenas é possível com o envolvimento intencional e consciente de todos os setores da sociedade. Significado, propósito, consciência, são em si temas tratados pela filosofia, fazendo-se portanto necessário o uso da filosofia da tecnologia em todo o processo de desenvolvimento tecnológico. O objetivo do curso é estimular o pensamento crítico da perspectiva do engenheiro sobre a tecnologia que desenvolve, oferencendo um arcabouço teórico-filosófico que forneça insights sobre como alcançar a inovação responsável da tecnologia, a fim de contribuir com a qualidade da vida humana, a sustentabilidade e uma alocação justa de riscos e benefícios. O curso é organizado ao redor de leituras críticas e discussões de textos selecionados. Também serão feitos estudos de casos emblemáticos, além da possibilidade da aplicação do ferramental filosófico nos projetos dos próprios alunos.
Objectives:
Since technology has significant potential for social and environmental transformation, it needs to be imbued with meaning and purpose that enable positive transformations from its conception to its final use. Otherwise, in addition to this potential not being used, it can produce the reverse effect, bringing negative social and environmental impacts, as has often been seen today. It is therefore necessary to give it clear meanings and purposes, which is only possible with the intentional and conscious involvement of all sectors of society. Meaning, purpose, consciousness, are themes treated by philosophy, making it necessary to use the philosophy of technology throughout the process of technological development. The objective of the course is to stimulate critical thinking from the engineer's perspective on the technology they develop, offering a theoretical-philosophical framework that provides insights into how to achieve responsible technology innovation in order to contribute to the quality of human life, sustainability and a fair allocation of risks and benefits. The course is organized around critical readings and discussions of selected texts. Emblematic case studies will also be carried out, in addition to the possibility of applying philosophical tools in the students' own projects.
Justificativa:
Os engenheiros são protagonistas no processo de desenvolvimento tecnológico. Além da maestria no uso das ferramentas técnicas, é fundamental que sejam capacitados e treinados nas ferramentas de reflexão crítica sobre a tecnologia que produzem. Este curso apresenta um arcabouço teórico-filosófico capaz de fornecer ao engenheiro uma estrutura de pensamento reflexivo que vai além dos aspectos técnicos imediatos de sua atuação profissional.
Rationale:
Engineers are protagonists in the technological development process. In addition to mastery in the use of technical tools, it is essential that they are qualified and trained in the tools for critical reflection on the technology they produce. This course presents a theoreticalphilosophical framework capable of providing engineers with a reflective thinking structure that goes beyond the immediate technical aspects of their professional activities.
Conteúdo:
1. Fundamentos e conceitos 2. Ciência e Tecnologia 3. Tecnologia e Sociedade 4. Perspectiva histórica da Filosofia da Tecnologia 5. Ferramentas de análise crítica para engenheiros 6. Aplicações de Filosofia da Tecnologia em projetos de engenharia
Content:
1. Fundamentals and concepts 2. Science and Technology 3. Technology and Society 4. Historical perspective of the Philosophy of Technology 5. Critical analysis tools for engineers 6. Applications of Philosophy of Technology in engineering projects
Forma de Avaliação:
Seminários Lista de exercícios
Type of Assessment:
Seminars Course work
Observação:
O curso requer tempo dedicado para intensa leitura crítica.
Notes/Remarks:
The course required dedication for intense critical reading.
Bibliografia:
M. J. Verkerk, J. Hoogland, J. Stoep, M. J. de Vries; Filosofia da Tecnologia : Uma introdução, 2018. J. OLIVEIRA (org.); Filosofia da Tecnologia: seus autores e seus problemas, 2020. V. DUSEK; Philosophy of technology: an introdcution, 2006. D. Ihde; Philosophy of Technology: an introduction, 1993. GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica, 2006. PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia, vol. 1, 2005. A. CUPANI; Filosofia da Tecnologia: um convite, 2013. R. MORAES; Filosofia da Ciência e da Tecnologia, 1978. M. VARGAS; Para uma filosofia da tecnologia, 1994. M. VARGAS; Metodologia da pesquisa tecnológica, 1985 M. VARGAS; Verdade e Ciência, 1981. Craig Hanks (ed.); Technology and Values: Essential Readings C. Mitcham, Thinking Through Technology Hickman, Philosophical Tools for Technological Culture Ray Kurzweil, The Age of Spiritual Machines Albert Borgman; Technology and the Character of Contemporary Life: A Philosophical Inquiry Jan K Berg Olsen, Evan Selinger (Eds), Philosophy of Technology Merritt Roe Smith, Leo Marx (Eds); Does Technology Drive History?: The Dilemma of Technological Determinism Martin Heidegger; The Question Concerning Technology, and Other Essays, 1977
Bibliography:
M. J. Verkerk, J. Hoogland, J. Stoep, M. J. de Vries; Filosofia da Tecnologia : Uma introdução, 2018. J. OLIVEIRA (org.); Filosofia da Tecnologia: seus autores e seus problemas, 2020. V. DUSEK; Philosophy of technology: an introdcution, 2006. D. Ihde; Philosophy of Technology: an introduction, 1993. GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica, 2006. PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia, vol. 1, 2005. A. CUPANI; Filosofia da Tecnologia: um convite, 2013. R. MORAES; Filosofia da Ciência e da Tecnologia, 1978. M. VARGAS; Para uma filosofia da tecnologia, 1994. M. VARGAS; Metodologia da pesquisa tecnológica, 1985 M. VARGAS; Verdade e Ciência, 1981. Craig Hanks (ed.); Technology and Values: Essential Readings C. Mitcham, Thinking Through Technology Hickman, Philosophical Tools for Technological Culture Ray Kurzweil, The Age of Spiritual Machines Albert Borgman; Technology and the Character of Contemporary Life: A Philosophical Inquiry Jan K Berg Olsen, Evan Selinger (Eds), Philosophy of Technology Merritt Roe Smith, Leo Marx (Eds); Does Technology Drive History?: The Dilemma of Technological Determinism Martin Heidegger; The Question Concerning Technology, and Other Essays, 1977
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial