Disciplina Discipline PNV5052
Uma Abordagem Filosófica para a Análise Crítica em Engenharia

A Philosophical Approach to Critical Analysis in Engineering

Área de Concentração: 3135

Concentration area: 3135

Criação: 16/12/2024

Creation: 16/12/2024

Ativação: 16/12/2024

Activation: 16/12/2024

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
5 3 2 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Gustavo Roque da Silva Assi

Objetivos:

Com uma abordagem interdisciplinar, este curso busca aprofundar a compreensão dos estudantes de engenharia sobre o papel da tecnologia na sociedade e no desenvolvimento humano. Ao explorar a filosofia da tecnologia e da engenharia, os alunos serão desafiados a refletir sobre questões fundamentais, como a natureza da tecnologia, suas implicações éticas e seu impacto social. Além disso, o curso visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos alunos, capacitando-os a analisar de forma abrangente e reflexiva os problemas e desafios que enfrentam como futuros engenheiros. Durante o curso, os alunos serão introduzidos a diversas abordagens filosóficas para a análise da tecnologia, com ênfase na Teoria dos Aspectos Modais do filósofo holandês Herman Dooyeweerd (1894- 1977). Serão incentivados a aplicar essa abordagem na análise de estudos de caso e problemas reais da engenharia, buscando desenvolver uma compreensão mais profunda do impacto da tecnologia em diferentes áreas da vida humana. O curso também abordará questões éticas e responsabilidades sociais dos engenheiros, preparando os alunos para enfrentar os desafios éticos e morais que surgem em sua prática profissional. Destinado a engenheiros que buscam aprimorar sua capacidade de análise e avaliação de projetos, o curso pretende ampliar a visão dos alunos sobre o papel da tecnologia na sociedade e na cultura, capacitando- os a contribuir de forma mais significativa para o desenvolvimento sustentável e ético de novas tecnologias. Espera-se que, ao final do curso, os alunos saiam não apenas com um conjunto de ferramentas filosóficas, mas também com uma nova perspectiva sobre sua prática como engenheiros e seu impacto no mundo ao seu redor.

Objectives:

With an interdisciplinary approach, this course aims to deepen engineering students' understanding of the role of technology in society and human development. By exploring the philosophy of technology and engineering, students will be challenged to reflect on fundamental issues such as the nature of technology, its ethical implications, and its social impact. Moreover, the course aims to develop students' critical thinking skills, enabling them to analyze comprehensively and reflectively the problems and challenges they will face as future engineers. Throughout the course, students will be introduced to various philosophical approaches to technology analysis, with an emphasis on the Theory of Modal Aspects of the Dutch philosopher Herman Dooyeweerd (1894-1977). They will be encouraged to apply this approach to the analysis of case studies and real engineering problems, seeking to develop a deeper understanding of the impact of technology in different areas of human life. The course will also address ethical issues and social responsibilities of engineers, preparing students to face the ethical and moral challenges that arise in their professional practice. Designed for engineers looking to enhance their ability to analyze and evaluate projects, the course aims to broaden students' perspectives on the role of technology in society and culture, enabling them to contribute more significantly to the sustainable and ethical development of new technologies. It is expected that, by the end of the course, students will not only acquire a set of philosophical tools but also gain a new perspective on their practice as engineers and their impact on the world around them.

Justificativa:

O curso justifica-se pela necessidade cada vez mais premente de os engenheiros compreenderem não apenas as dimensões técnicas, mas também as implicações éticas, sociais e culturais de sua prática profissional. A tecnologia desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, moldando nossa forma de vida, impactando o meio ambiente e influenciando as interações sociais. Nesse contexto, é crucial que os engenheiros desenvolvam uma compreensão crítica e reflexiva do papel da tecnologia na sociedade e das responsabilidades éticas associadas ao seu trabalho. Este curso oferece uma oportunidade única para os estudantes de engenharia explorarem a filosofia da tecnologia e da engenharia, fornecendo- lhes as ferramentas conceituais e analíticas necessárias para refletir criticamente sobre os aspectos éticos e sociais de sua prática profissional. Além disso, o curso também visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise em nossos alunos, capacitando-os a avaliar de forma mais abrangente os projetos e decisões de engenharia.

Rationale:

The course is justified by the increasingly pressing need for engineers to understand not only the technical dimensions but also the ethical, social, and cultural implications of their professional practice. Technology plays a fundamental role in our society, shaping our way of life, impacting the environment, and influencing social interactions. In this context, it is crucial for engineers to develop a critical and reflective understanding of the role of technology in society and the ethical responsibilities associated with their work. This course offers a unique opportunity for engineering students to explore the philosophy of technology and engineering, providing them with the conceptual and analytical tools necessary to critically reflect on the ethical and social aspects of their professional practice. Additionally, the course aims to develop critical thinking and analytical skills in our students, empowering them to evaluate engineering projects and decisions more comprehensively.

Conteúdo:

1. Fundamentação: Engenharia, Tecnologia e Sociedade  Discussão sobre o papel do engenheiro na sociedade moderna e os impactos sociais e ambientais das tecnologias que desenvolve.  Reflexão sobre o papel das inovações tecnológicas no enfrentamento de desafios globais, como a crise climática e a sustentabilidade.  Análise crítica de como a prática da engenharia influencia e é influenciada pela sociedade, pela cultura e pelos valores éticos. 2. Filosofia da Tecnologia e da Engenharia: Conexões e Necessidade de Reflexão Crítica  Introdução aos conceitos fundamentais de filosofia aplicados à tecnologia e à engenharia, com ênfase no pensamento crítico e na reflexão ética.  Definição de filosofia e de sua importância para os engenheiros como uma ferramenta de análise sobre o significado e o propósito das tecnologias.  Introdução às perguntas filosóficas: "Para que serve esta tecnologia?", "Quais são suas consequências?", "A quem ela beneficia ou prejudica?" 3. A Filosofia da Tecnologia: Histórico e Perspectivas  Breve história do pensamento filosófico sobre a tecnologia, desde os filósofos clássicos até os pensadores contemporâneos.  Discussão de correntes principais como determinismo tecnológico, construtivismo social e o conceito de autonomia tecnológica.  Perspectiva dos principais autores e como suas ideias influenciam o entendimento da tecnologia na sociedade. 4. Teoria dos Aspectos Modais: Fundamentos e Relevância na Engenharia  Introdução à filosofia de Herman Dooyeweerd e sua proposta de aspectos modais como uma maneira de organizar e entender a realidade.  Explicação sobre a teoria dos aspectos modais como uma abordagem integradora e multidimensional, útil para a análise de projetos de engenharia.  A relevância dos aspectos modais na prática da engenharia: como essa teoria permite uma visão mais holística e responsável dos impactos tecnológicos. 5. Ferramentas Filosóficas para Análise Crítica de Projetos de Engenharia  Apresentação dos aspectos modais de Dooyeweerd como ferramentas para uma análise filosófica dos projetos de engenharia: numérico, espacial, físico, biológico, social, ético, entre outros.  Discussão de como cada aspecto modal pode ser aplicado para avaliar as implicações sociais, éticas, ambientais e econômicas das tecnologias.  Exercícios práticos de aplicação dos aspectos modais em análises críticas de projetos. 6. Estudos de Caso: Análise Modal de Inovações Tecnológicas  Análise de casos emblemáticos em que a tecnologia teve impactos significativos, positivos ou negativos, na sociedade e no ambiente.  Aplicação da teoria dos aspectos modais para entender os desafios e as responsabilidades éticas nesses exemplos de engenharia.  Discussão sobre como a análise modal pode contribuir para decisões de design e desenvolvimento tecnológico mais conscientes. 7. Aplicação Prática: Projetos dos Alunos e Reflexão Crítica  Sessões dedicadas ao desenvolvimento de projetos dos próprios alunos, com base na aplicação dos aspectos modais.  Discussão em grupo sobre os projetos, com feedback e avaliação crítica de como cada aspecto modal foi considerado na criação de uma tecnologia ou solução de engenharia.  Encorajamento para que os alunos identifiquem áreas de melhoria nos seus projetos em termos de responsabilidade social, ambiental e ética. 8. Integração e Reflexão Final: Engenharia e Inovação Responsável  Reflexão sobre a importância da filosofia e da análise modal na formação de engenheiros que buscam inovar de maneira ética e sustentável.  Discussão sobre como a abordagem crítica pode ser aplicada ao longo da carreira, ajudando os engenheiros a se tornarem líderes em inovação responsável.  Conclusão do curso com uma análise final dos projetos, integrando as lições aprendidas e destacando o papel contínuo da reflexão ética e social na prática da engenharia.

Content:

1. Foundation: Engineering, Technology, and Society  Discussion on the role of engineers in modern society and the social and environmental impacts of the technologies they develop.  Reflection on the role of technological innovations in addressing global challenges, such as the climate crisis and sustainability.  Critical analysis of how engineering practice influences and is influenced by society, culture, and ethical values. 2. Philosophy of Technology and Engineering: Connections and the Need for Critical Reflection  Introduction to fundamental philosophical concepts applied to technology and engineering, with an emphasis on critical thinking and ethical reflection.  Definition of philosophy and its importance for engineers as a tool for analyzing the meaning and purpose of technologies.  Introduction to philosophical questions: "What is this technology for?", "What are its consequences?", "Who benefits or is harmed by it?" 3. The Philosophy of Technology: History and Perspectives  A brief history of philosophical thought on technology, from classical philosophers to contemporary thinkers.  Discussion of major schools of thought such as technological determinism, social constructivism, and the concept of technological autonomy.  Perspectives of key authors and how their ideas influence the understanding of technology in society. 4. Theory of Modal Aspects: Fundamentals and Relevance in Engineering  Introduction to Herman Dooyeweerd’s philosophy and his proposal of modal aspects as a way to organize and understand reality.  Explanation of the theory of modal aspects as an integrative and multidimensional approach, useful for analyzing engineering projects.  The relevance of modal aspects in engineering practice: how this theory allows a more holistic and responsible view of technological impacts. 5. Philosophical Tools for Critical Analysis of Engineering Projects  Presentation of Dooyeweerd’s modal aspects as tools for a philosophical analysis of engineering projects: numerical, spatial, physical, biological, social, ethical, among others.  Discussion of how each modal aspect can be applied to assess the social, ethical, environmental, and economic implications of technologies.  Practical exercises applying modal aspects in critical project analysis. 6. Case Studies: Modal Analysis of Technological Innovations  Analysis of emblematic cases where technology had significant, positive or negative, impacts on society and the environment.  Application of the theory of modal aspects to understand the challenges and ethical responsibilities in these engineering examples.  Discussion of how modal analysis can contribute to more conscious technological design and development decisions. 7. Practical Application: Student Projects and Critical Reflection  Sessions dedicated to the development of student projects based on the application of modal aspects.  Group discussion about the projects, with feedback and critical evaluation of how each modal aspect was considered in the creation of a technology or engineering solution.  Encouragement for students to identify areas of improvement in their projects in terms of social, environmental, and ethical responsibility. 8. Integration and Final Reflection: Engineering and Responsible Innovation  Reflection on the importance of philosophy and modal analysis in the formation of engineers who seek to innovate ethically and sustainably.  Discussion of how the critical approach can be applied throughout an engineer’s career, helping them become leaders in responsible innovation.  Conclusion of the course with a final analysis of the projects, integrating the lessons learned and emphasizing the ongoing role of ethical and social reflection in engineering practice.

Forma de Avaliação:

Avaliação através da participação nas atividades em aula. Avaliação através de seminários, entrevistas individuais, dinâmicas em grupo, e resenhas críticas.

Type of Assessment:

Assessment will be based on participation in class activities, as well as through seminars, individual interviews, group dynamics, and critical reviews.

Observação:

O curso envolve considerável carga de leitura e composição de ensaios críticos fora da sala de aula. Recomenda-se fortemente que os alunos tenham cursado a disciplina de graduação “Introdução à Filosofia da Tecnologia e Engenharia” ou a disciplina de pós-graduação “Filosofia da Tecnologia e Engenharia”. Terão prioridade na matrícula os alunos que já cursaram uma destas disciplinas. As turmas são limitadas a 16 alunos. Alunos de graduação maduros e interessados poderão participar se houver vagas remanescentes dos alunos de pós-graduação.

Notes/Remarks:

The course involves a considerable amount of reading and writing critical essays outside the classroom. It is strongly recommended that students have completed the undergraduate course "Introduction to the Philosophy of Technology and Engineering" or the graduate course "Philosophy of Technology and Engineering." Priority in enrollment will be given to students who have already completed one of these courses. The classes are limited to 16 students. Mature undergraduate students who are interested may participate if there are remaining spots after graduate students have enrolled.

Bibliografia:

M. J. Verkerk, J. Hoogland, J. Stoep, M. J. de Vries; Filosofia da Tecnologia : Uma introdução, 2018, Ed. Ultimato, Viçosa. J. OLIVEIRA (org.); Filosofia da Tecnologia: seus autores e seus problemas, 2020, EDUCS, Caxias do Sul. V. DUSEK; Philosophy of technology: an introdcution, 2006, Wiley-Blackwell. D. Ihde; Philosophy of Technology: an introduction, 1993, Paragon House Publishers. GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica, 2006, Paulus Editora. PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia, vol. 1, 2005, Ed. Contraponto. A. CUPANI; Filosofia da Tecnologia: um convite, 2013, Ed. UFSC. R. MORAES; Filosofia da Ciência e da Tecnologia, 1978, Papirus Editora. M. VARGAS; Para uma filosofia da tecnologia, 1994, Ed Alfa Ômega. M. VARGAS; Metodologia da pesquisa tecnológica, 1985, Ed Globo. M. VARGAS; Verdade e Ciência, 1981, Ed Livraria Duas Cidades. Craig Hanks (ed.); Technology and Values: Essential Readings, Wiley-Blackwell. C. Mitcham, Thinking Through Technology, 1994, University of Chicago Press. Hickman, Philosophical Tools for Technological Culture, 2001, Indiana University Press. Ray Kurzweil, The Age of Spiritual Machines, 2000, Penguin Putnam. Albert Borgman; Technology and the Character of Contemporary Life: A Philosophical Inquiry, 1987, University of Chicago Press. Jan K Berg Olsen, Evan Selinger (Eds), Philosophy of Technology, 2007, Automatic Press / VIP. Merritt Roe Smith, Leo Marx (Eds); Does Technology Drive History?: The Dilemma of Technological Determinism, 1994, The MIT Press. Martin Heidegger; The Question Concerning Technology, and Other Essays, 1977, Harper Perennial.

Bibliography:

M. J. Verkerk, J. Hoogland, J. Stoep, M. J. de Vries; Filosofia da Tecnologia : Uma introdução, 2018, Ed. Ultimato, Viçosa. J. OLIVEIRA (org.); Filosofia da Tecnologia: seus autores e seus problemas, 2020, EDUCS, Caxias do Sul. V. DUSEK; Philosophy of technology: an introdcution, 2006, Wiley-Blackwell. D. Ihde; Philosophy of Technology: an introduction, 1993, Paragon House Publishers. GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica, 2006, Paulus Editora. PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia, vol. 1, 2005, Ed. Contraponto. A. CUPANI; Filosofia da Tecnologia: um convite, 2013, Ed. UFSC. R. MORAES; Filosofia da Ciência e da Tecnologia, 1978, Papirus Editora. M. VARGAS; Para uma filosofia da tecnologia, 1994, Ed Alfa Ômega. M. VARGAS; Metodologia da pesquisa tecnológica, 1985, Ed Globo. M. VARGAS; Verdade e Ciência, 1981, Ed Livraria Duas Cidades. Craig Hanks (ed.); Technology and Values: Essential Readings, Wiley-Blackwell. C. Mitcham, Thinking Through Technology, 1994, University of Chicago Press. Hickman, Philosophical Tools for Technological Culture, 2001, Indiana University Press. Ray Kurzweil, The Age of Spiritual Machines, 2000, Penguin Putnam. Albert Borgman; Technology and the Character of Contemporary Life: A Philosophical Inquiry, 1987, University of Chicago Press. Jan K Berg Olsen, Evan Selinger (Eds), Philosophy of Technology, 2007, Automatic Press / VIP. Merritt Roe Smith, Leo Marx (Eds); Does Technology Drive History?: The Dilemma of Technological Determinism, 1994, The MIT Press. Martin Heidegger; The Question Concerning Technology, and Other Essays, 1977, Harper Perennial.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial