Área de Concentração: 3135
Concentration area: 3135
Criação: 16/12/2024
Creation: 16/12/2024
Ativação: 16/12/2024
Activation: 16/12/2024
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 5 | 2 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Gustavo Roque da Silva Assi
Objetivos:
A comunicação científica desempenha um papel fundamental na difusão do conhecimento e no avanço das diversas áreas do saber. Por meio dela, os pesquisadores compartilham suas descobertas, ideias e teorias com a comunidade científica e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e da sociedade como um todo. Uma comunicação científica eficaz não apenas apresenta os resultados de forma clara e objetiva, mas também estimula o debate, a crítica construtiva e a colaboração entre os pesquisadores. Engenheiros frequentemente precisam redigir relatórios técnicos, artigos científicos, propostas de pesquisa e outros documentos que exigem clareza, precisão e objetividade. No entanto, muitos profissionais da área enfrentam dificuldades nesse aspecto, seja devido à falta de prática na escrita acadêmica, à falta de conhecimento das normas e convenções da comunicação científica, ou à dificuldade em organizar e estruturar suas ideias de forma coerente e persuasiva. Essas dificuldades podem prejudicar a eficácia da comunicação dos engenheiros e limitar seu impacto no meio acadêmico e profissional. Neste contexto, o objetivo do curso é capacitar os alunos de pós-graduação a comunicar suas pesquisas de forma clara, precisa e persuasiva. O curso abordará técnicas e estratégias de escrita científica, incluindo a estruturação de artigos, a organização lógica de ideias e a utilização de recursos visuais para melhorar a compreensão dos leitores. Além disso, o curso também abordará aspectos da comunicação oral, preparando os alunos para apresentações em conferências, defesas de teses e outras situações acadêmicas e profissionais. O objetivo final é que os alunos sejam capazes de produzir artigos de alta qualidade e apresentações impactantes, contribuindo assim para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo.
Objectives:
Scientific communication plays a fundamental role in disseminating knowledge and advancing various fields of knowledge. Through it, researchers share their discoveries, ideas, and theories with the scientific community and the general public, contributing to the development of science and society as a whole. Effective scientific communication not only presents results clearly and objectively but also stimulates debate, constructive criticism, and collaboration among researchers. Engineers often need to write technical reports, scientific articles, research proposals, and other documents that require clarity, precision, and objectivity. However, many professionals in the field face difficulties in this regard, either due to lack of practice in academic writing, lack of knowledge of the norms and conventions of scientific communication, or difficulty in organizing and structuring their ideas coherently and persuasively. These difficulties can hinder engineers' communication effectiveness and limit their impact in the academic and professional fields. In this context, the course aims to empower graduate students to communicate their research clearly, precisely, and persuasively. The course will cover techniques and strategies of scientific writing, including structuring articles, logically organizing ideas, and using visual resources to enhance readers' understanding. Additionally, the course will also address aspects of oral communication, preparing students for presentations at conferences, thesis defenses, and other academic and professional situations. The ultimate goal is for students to be able to produce high-quality articles and impactful presentations, thereby contributing to the advancement of knowledge in their areas of study.
Justificativa:
O curso se justifica pela necessidade de capacitar os engenheiros a produzirem textos de alta qualidade, uma vez que muitos profissionais da área enfrentam dificuldades nesse aspecto. A formação acadêmica e profissional dos engenheiros geralmente enfatiza o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas, deixando em segundo plano o aprimoramento da comunicação escrita e oral. No entanto, a produção de textos de qualidade é essencial para a disseminação eficaz de conhecimento, a colaboração entre pesquisadores e a contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia. Assim, o curso busca suprir essa lacuna na formação dos engenheiros, oferecendo-lhes as ferramentas e estratégias necessárias para produzirem textos de alta qualidade. Ao desenvolver suas habilidades de comunicação escrita e oral, os engenheiros estarão mais bem preparados para compartilhar suas descobertas, colaborar com outros profissionais e contribuir de forma mais significativa para o avanço da ciência e da tecnologia.
Rationale:
The course is justified by the need to empower engineers to produce high-quality texts, as many professionals in the field face difficulties in this aspect. The academic and professional training of engineers often emphasizes the development of technical and scientific skills, while neglecting the improvement of written and oral communication. However, the production of quality texts is essential for the effective dissemination of knowledge, collaboration among researchers, and contribution to the advancement of science and technology. Therefore, the course aims to fill this gap in engineers' education by providing them with the tools and strategies necessary to produce high-quality texts. By developing their written and oral communication skills, engineers will be better prepared to share their findings, collaborate with other professionals, and contribute more significantly to the advancement of science and technology.
Conteúdo:
Módulos 1. Fundamentos da teoria da comunicação técnica, científica e acadêmica Veículos de comunicação Compreensão do público-alvo Vícios de comunicação 2. Escrita acadêmica da dissertação ou tese 3. Oficina de escrita de artigos científicos Tenho um artigo? Escolha do periódico Avaliação da literatura relevante Estrutura preliminar Características de cada sessão Ilustrações Abertura e fechamento 4. Apresentação oral Defesa de mestrado ou doutorado Conferências Painéis e mesas de discussão Palestras 5. Preparação de material visual de apoio Slides Poster 6. Prática de apresentação oral
Content:
Modules 1. Fundamentals of technical, scientific, and academic communication theory Communication channels Understanding the target audience Communication biases 2. Academic writing for dissertations or theses 3. Workshop on writing scientific papers Do I have an article? Choosing the journal Evaluation of relevant literature Preliminary structure Characteristics of each section Illustrations Opening and closing 4. Oral presentation Master's or doctoral defense Conferences Panels and discussion tables Lectures 5. Preparation of visual support material Slides Posters 6. Practice of oral presentation
Forma de Avaliação:
Avaliação através da participação nas atividades em aula. Avaliação através de seminários, entrevistas individuais, dinâmicas em grupo, e resenhas críticas.
Type of Assessment:
Assessment will be based on participation in class activities, as well as through seminars, individual interviews, group dynamics, and critical reviews.
Observação:
O curso foi elaborado para alunos do último ano de programas de mestrado e doutorado. Terão prioridade na matrícula os alunos maduros que estiverem escrevendo artigos científicos fruto de suas pesquisas de pós-graduação. Em boa parte do curso os alunos trabalharão na produção de seu próprio artigo, por isso é importante que tenham material original para estas oficinas. Estão programadas práticas de apresentação oral em que os alunos serão filmados em sala. As turmas serão limitas a 16 alunos. O curso envolve considerável carga de trabalho fora da sala de aula.
Notes/Remarks:
The course was designed for students in the final year of master's and doctoral programs. Priority will be given to mature students writing scientific articles based on their postgraduate research. Much of the course will involve working on their own article, so it is important that they have original material for these workshops. Oral presentation practices are scheduled, during which students will be filmed in the classroom. Classes will be limited to 16 students. The course involves a considerable amount of work outside the classroom.
Bibliografia:
Barrass, Robert. Scientists Must Write: A Guide to Better Writing for Scientists, Engineers and Students Reino Unido: Routledge, 2002. Belcher, Wendy Laura. Writing Your Journal Article in Twelve Weeks: A Guide to Academic Publishing Success. Índia: SAGE Publications, 2009. Duarte, Nancy. Slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations. Japão: O'Reilly Media, Incorporated, 2008. Duarte, Nancy. Resonate: Present Visual Stories that Transform Audiences. Ucrânia: Wiley, 2013. Gallo, Carmine. Talk Like TED: The 9 Public-Speaking Secrets of the World's Top Minds. Estados Unidos: St. Martin's Publishing Group, 2015. Heard, Stephen B.The Scientist's Guide to Writing: How to Write More Easily and Effectively Throughout Your Scientific Career. Reino Unido: Princeton University Press, 2016. Schimel, Joshua. Writing Science: How to Write Papers That Get Cited and Proposals That Get Funded. Reino Unido: Oxford University Press, USA, 2012. Silyn-Roberts, Heather. Writing for Science and Engineering: Papers, Presentations and Reports. Índia: Elsevier Science, 2013. Swales, John M., Feak, Christine B.Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills. Espanha: University of Michigan Press, 2004. Turabian, Kate L. A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Ninth Edition: Chicago Style for Students and Researchers. Reino Unido: University of Chicago Press, 2018.
Bibliography:
Barrass, Robert. Scientists Must Write: A Guide to Better Writing for Scientists, Engineers and Students Reino Unido: Routledge, 2002. Belcher, Wendy Laura. Writing Your Journal Article in Twelve Weeks: A Guide to Academic Publishing Success. Índia: SAGE Publications, 2009. Duarte, Nancy. Slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations. Japão: O'Reilly Media, Incorporated, 2008. Duarte, Nancy. Resonate: Present Visual Stories that Transform Audiences. Ucrânia: Wiley, 2013. Gallo, Carmine. Talk Like TED: The 9 Public-Speaking Secrets of the World's Top Minds. Estados Unidos: St. Martin's Publishing Group, 2015. Heard, Stephen B.The Scientist's Guide to Writing: How to Write More Easily and Effectively Throughout Your Scientific Career. Reino Unido: Princeton University Press, 2016. Schimel, Joshua. Writing Science: How to Write Papers That Get Cited and Proposals That Get Funded. Reino Unido: Oxford University Press, USA, 2012. Silyn-Roberts, Heather. Writing for Science and Engineering: Papers, Presentations and Reports. Índia: Elsevier Science, 2013. Swales, John M., Feak, Christine B.Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills. Espanha: University of Michigan Press, 2004. Turabian, Kate L. A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Ninth Edition: Chicago Style for Students and Researchers. Reino Unido: University of Chicago Press, 2018.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial