Área de Concentração: 55137
Concentration area: 55137
Criação: 14/12/2021
Creation: 14/12/2021
Ativação: 20/01/2022
Activation: 20/01/2022
Nr. de Créditos: 3
Credits: 3
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 0 | 7 | 5 semanas | 5 weeks | 45 horas | 45 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
João do Espírito Santo Batista Neto
Moacir Antonelli Ponti
Objetivos:
Fornecer ao aluno os subsídios necessários para a análise e representação de imagens digitais, indicando as áreas de aplicação e as principais técnicas utilizadas.
Objectives:
Provide the student with the knowledge necessary for the analysis and representation of digital images, presenting related application areas and major techniques in the field.
Justificativa:
Os métodos para representação e análise de informações em imagens e vídeo permitem uma extensa gama de aplicações. Enquanto os métodos para processamento geram novas e melhores imagens, a análise e representação permitem extrair informações a partir de imagens, bem como representar dados visuais por meio de características que possam servir de entrada para algoritmos de aprendizado de máquina.
Rationale:
Methods for representation and analysis of information in image and video allow a wide range of applications. While the image processing methods are able to generate new and better images, the analysis and representation enable the extraction of information from image data, as well as representing visual data through features that can be used as input to machine learning algorithms.
Conteúdo:
Segmentação de imagens; Morfologia Matemática; Noções de descrição e representação: cor, forma, textura; Reconhecimento de padrões visuais.
Content:
Image segmentation; Mathematical morphology; Notions of description and representation: color, shape, texture; Visual pattern recognition.
Forma de Avaliação:
Estratégias: trabalhos práticos (5 pts) e projeto em grupo (5 pts). Os conceitos finais serão obtidos por meio da média aritmética das notas de cada estratégia de avaliação, seguida da media harmônica entre essas médias aritméticas. As notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0.
Type of Assessment:
Evaluation strategies: practical assignments (5pts) and group work project (5pt). The final concepts are obtained calculating the arithmetic averages of each evaluation strategy, followed by the harmonic mean of those arithmetic averages. The numerical grades are converted to concepts as follows, concept A: grade equal or greater than 8; concept B: grade inferior to 8 and equal or greater to 7.5; concept C: grade inferior to 7.5 and equal or greater to 6.0; concept R: grade inferior to 5.0.
Observação:
FORMA DE OFERECIMENTO Híbrido (partes presenciais e partes remotas) PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL 75% JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA A disciplina possui conteúdo teórico/prático que permite e facilita seu estudo e aprendizado por meio de um conjunto de técnicas de ensino híbrido, incluindo o uso de um ambiente de aprendizado virtual, atividades realizadas pelos estudantes em horários flexíveis, e metodologias como sala de aula invertida. O conteúdo será oferecido de forma remota sem prejuízos de forma de apresentação ou limitação de conteúdo; as avaliações presenciais contribuirão para manter a qualidade do aprendizado sem prejuízos quando comparado com o ensino presencial DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE Atividades presenciais: dedicadas à discussão de projetos práticos em grupo, realização de avaliações e seminários. Serão realizados 2 encontros presenciais. Atividades remotas: aulas teóricas síncronas com interação entre professor/alunos, estudo de materiais com vídeos gravados, realização de exercícios e tarefas de programação com submissão e correção em sistema automático. Adicionalmente, uma aula ao vivo remota será realizada para discutir esses exercícios, resolvê-los e tirar dúvidas. ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS Aulas teóricas síncronas e assíncronas DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO Vídeos gravados Capítulos de livro Listas de exercícios e sua resolução Código-fonte organizado em repositório PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA Plataforma de streaming de vídeo, Videoconferência, e Moodle (eDisciplinas) DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS) A presença na universidade será necessária para ambos para discussão em grupos dos projetos e realização de avaliações. DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO); Ao vivo durante as aulas remotas e presenciais; Por meio de fórum online fora do horário de aulas. SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS? Sim, a disciplina possui como parte da avaliação um projeto em grupo. Além disso, parte do conteúdo será ministrado no formato de sala de aula invertida, em que os alunos farão estudo de material para discussão em interação com o professor e colegas. FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS Informações de acesso às aulas online por video-conferência. INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS Não há obrigatoriedade, mas a disponibilidade de microfone pode auxiliar na interação. Caso não possua, poderá interagir via chat. FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA) Remota: trabalhos práticos e projeto em grupo; Presencial: apresentação e discussão do projeto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S) Trabalhos práticos com correção automática por sistema de submissão. Projeto com código fonte organizado em repositório. Conforme consta da proposta da disciplina, as notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0. MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS) Os alunos necessitam de acesso a computador e Internet apenas.
Notes/Remarks:
TYPES OF CLASSES Hydrid (both onsite and online activities) PERCENTAGE OF THE COURSE THAT WILL BE OFFERED ONLINE (1-100%) 75% JUSTIFICATION ON THE NECESSITY FOR AN ONLINE OR HYBRID COURSE The course has theoretical/practical content that allows and facilitate its study and learning via techniques of remote/onsite teaching, including using a virtual learning environment, activities performed by students in flexible hours as well as inverted classroom methodologies. The content will be offered remotely without compromising quality of presentation or content. The onsite assessments and discussions will contribute to maintain the quality of learning and evaluation without compromising quality when compared to onsite learning. DETAILS OF THE ACTIVITIES THAT WILL BE DEVELOPED ONSITE AND ONLINE, WITH A BREAKDOWN OF THE TIME OF CONTINUOUS ONLINE ACTIVITY Onsite: dedicated to discussion of projects in group and seminars. Two presential meetings will be held. Remote activities: theorical lectures with student/teacher interaction, study of materials with recorded videos, exercices and programming assessments with automatic marking. Additionaly, a live remote session will be scheduled to discuss and answer questions about exercices. INDICATION ON WHETHER THE ONLINE CLASSES WILL BE SYNCHRONOUS OR ASYNCHRONOUS Both synchronous and asynchronous DESCRIPTION OF THE TYPE OF MATERIAL AND/OR CONTENT THAT WILL BE MADE AVAILABLE TO THE STUDENTS Recorded videos; exercices; book chapters; source code THE PLATFORM THAT WILL BE USED Video streaming, videoconference and Moodle DEFINE THE REQUIRED PRESENCE AT THE UNIVERSITY. WHEN NECESSARY, SPECIFY WHO SHOULD BE PRESENT (TEACHER; STUDENTS; BOTH) Both for discussions and assessments TYPES AND FREQUENCY OF INTERACTION BETWEEN STUDENTS AND TEACHER (DURING CLASSES ONLY; OUTSIDE CLASS HOURS; SCHEDULES; BY CHAT/E-MAIL/FORUMS OR OTHERWISE) During online classes; outside class hours via forum. THE USE OF ACTIVE TEACHING METHODOLOGIES AND COOPERATION/COLLABORATION ACTIVITIES AMONG STUDENTS ARE BEING CONSIDERED? Yes. A project in group is part of the evaluation, and part of the content will be taught using inverted classroom format. FORM OF ATTENDANCE CONTROL IN CLASSES Using information of access of videoconference system. INFORMATION ON WHETHER OR NOT CAMERA AND AUDIO (MICROPHONE) ARE MANDATORY FOR THE STUDENTS Not mandatory. FORM OF LEARNING ASSESSMENT (ONSITE/ONLINE) Remote: practical assessments, quizzes, group project. Onsite: presentation of the projects.i EVALUATION CRITERIA INCLUDING WHICH METHODOLOGY WILL BE USED AND HOW THE GRADES WILL BE ASSIGNED. Practical assessments with automatic markings via a submission system. Exercices with quizzes in Moodle. Project with sourcecode organized in repository. Onsite project presentation. As the proposal mentions, the numerical grades are going to be converted into concepts as follows: concept A: grade equal or greater than 8; concept B: grade inferior to 8 and equal or greater to 7.5; concept C: grade inferior to 7.5 and equal or greater to 6.0; concept R: grade inferior to 5.0. WAYS OF ENSURING THAT STUDENTS WILL HAVE ACCESS TO THE REQUIRED PLATFORMS (CLASSROOM WITH MULTIMEDIA INFRASTRUCTURE, PRO-STUDENT ROOM; NECESSARY EQUIPMENT; AMONG OTHERS) The student only has to have access to a computer and Internet.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA (fundamentais) Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Processamento Digital de Imagens. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 3.ed, 2010. Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Digital Image Processing. Pearson Prentice Hall, 3rd. Edition, 2007. BIBLIOGRAFIA (complementares) Nixon, M. S.; Aguado, A. S. Feature extraction and image processing. Amsterdam: Academic, 2008. Parker, J. R. Algorithms for image processing and computer vision, 2.ed. Indianapolis: Wiley, 2010. Szeliski, R. Computer vision: algorithms and applications. Springer Science & Business Media, 2010.
Bibliography:
BIBLIOGRAFIA (main) Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Processamento Digital de Imagens. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 3.ed, 2010. Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Digital Image Processing. Pearson Prentice Hall, 3rd. Edition, 2007. BIBLIOGRAFIA (additional) Nixon, M. S.; Aguado, A. S. Feature extraction and image processing. Amsterdam: Academic, 2008. Parker, J. R. Algorithms for image processing and computer vision, 2.ed. Indianapolis: Wiley, 2010. Szeliski, R. Computer vision: algorithms and applications. Springer Science & Business Media, 2010.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
FORMA DE OFERECIMENTO Híbrido (partes presenciais e partes remotas) PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL 75% JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA A disciplina possui conteúdo teórico/prático que permite e facilita seu estudo e aprendizado por meio de um conjunto de técnicas de ensino híbrido, incluindo o uso de um ambiente de aprendizado virtual, atividades realizadas pelos estudantes em horários flexíveis, e metodologias como sala de aula invertida. O conteúdo será oferecido de forma remota sem prejuízos de forma de apresentação ou limitação de conteúdo; as avaliações presenciais contribuirão para manter a qualidade do aprendizado sem prejuízos quando comparado com o ensino presencial DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE Atividades presenciais: dedicadas à discussão de projetos práticos em grupo, realização de avaliações e seminários. Serão realizados 2 encontros presenciais. Atividades remotas: aulas teóricas síncronas com interação entre professor/alunos, estudo de materiais com vídeos gravados, realização de exercícios e tarefas de programação com submissão e correção em sistema automático. Adicionalmente, uma aula ao vivo remota será realizada para discutir esses exercícios, resolvê-los e tirar dúvidas. ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS Aulas teóricas síncronas e assíncronas DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO Vídeos gravados Capítulos de livro Listas de exercícios e sua resolução Código-fonte organizado em repositório PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA Plataforma de streaming de vídeo, Videoconferência, e Moodle (eDisciplinas) DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS) A presença na universidade será necessária para ambos para discussão em grupos dos projetos e realização de avaliações. DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO); Ao vivo durante as aulas remotas e presenciais; Por meio de fórum online fora do horário de aulas. SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS? Sim, a disciplina possui como parte da avaliação um projeto em grupo. Além disso, parte do conteúdo será ministrado no formato de sala de aula invertida, em que os alunos farão estudo de material para discussão em interação com o professor e colegas. FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS Informações de acesso às aulas online por video-conferência. INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS Não há obrigatoriedade, mas a disponibilidade de microfone pode auxiliar na interação. Caso não possua, poderá interagir via chat. FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA) Remota: trabalhos práticos e projeto em grupo; Presencial: apresentação e discussão do projeto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S) Trabalhos práticos com correção automática por sistema de submissão. Projeto com código fonte organizado em repositório. Conforme consta da proposta da disciplina, as notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0. MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS) Os alunos necessitam de acesso a computador e Internet apenas.
Additional class type information:
FORMA DE OFERECIMENTO Híbrido (partes presenciais e partes remotas) PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL 75% JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA A disciplina possui conteúdo teórico/prático que permite e facilita seu estudo e aprendizado por meio de um conjunto de técnicas de ensino híbrido, incluindo o uso de um ambiente de aprendizado virtual, atividades realizadas pelos estudantes em horários flexíveis, e metodologias como sala de aula invertida. O conteúdo será oferecido de forma remota sem prejuízos de forma de apresentação ou limitação de conteúdo; as avaliações presenciais contribuirão para manter a qualidade do aprendizado sem prejuízos quando comparado com o ensino presencial DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE Atividades presenciais: dedicadas à discussão de projetos práticos em grupo, realização de avaliações e seminários. Serão realizados 2 encontros presenciais. Atividades remotas: aulas teóricas síncronas com interação entre professor/alunos, estudo de materiais com vídeos gravados, realização de exercícios e tarefas de programação com submissão e correção em sistema automático. Adicionalmente, uma aula ao vivo remota será realizada para discutir esses exercícios, resolvê-los e tirar dúvidas. ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS Aulas teóricas síncronas e assíncronas DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO Vídeos gravados Capítulos de livro Listas de exercícios e sua resolução Código-fonte organizado em repositório PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA Plataforma de streaming de vídeo, Videoconferência, e Moodle (eDisciplinas) DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS) A presença na universidade será necessária para ambos para discussão em grupos dos projetos e realização de avaliações. DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO); Ao vivo durante as aulas remotas e presenciais; Por meio de fórum online fora do horário de aulas. SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS? Sim, a disciplina possui como parte da avaliação um projeto em grupo. Além disso, parte do conteúdo será ministrado no formato de sala de aula invertida, em que os alunos farão estudo de material para discussão em interação com o professor e colegas. FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS Informações de acesso às aulas online por video-conferência. INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS Não há obrigatoriedade, mas a disponibilidade de microfone pode auxiliar na interação. Caso não possua, poderá interagir via chat. FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA) Remota: trabalhos práticos e projeto em grupo; Presencial: apresentação e discussão do projeto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S) Trabalhos práticos com correção automática por sistema de submissão. Projeto com código fonte organizado em repositório. Conforme consta da proposta da disciplina, as notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0. MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS) Os alunos necessitam de acesso a computador e Internet apenas.