| 138230 - Arte Educação Ambiental |
| Período da turma: | 19/01/2026 a 23/01/2026
|
||||
|
|
|||||
| Descrição: | Este curso visa difundir o estado da arte no campo da Arte Educação Ambiental - AEA, que reúne diversas disciplinas, pretendendo aproximar especialistas convidados/as de dentro e fora da USP e interessados de todo o Brasil, uma vez que a conjunção entre a arte educação e a educação ambiental se faz de modo automático, a partir da perspectiva multi, inter e transdisciplinar, dentro e fora de escolas e com pessoas de diversas faixas etárias.
O curso de atualização em Arte Educação Ambiental do IB vai aprofundar os conceitos principais que englobam esta relação entre a Arte, a Educação e o Meio ambiente. Estas áreas vão ser trabalhadas individualmente por especialistas, visando discernir o que entendemos por cada uma delas, sendo aos poucos vislumbrando suas conexões, pontes necessárias de integração inter e transdisciplinar. Além desta visão macro, buscaremos debater sobre campos que compõem a AEA e oriundas deste tripé, tais como: a territorialidade em conjunto com a ideia de localidade (em contraponto à globalização), a coletividade e o comunitarismo, a ideia de socio-geo- ambientalidade, a dialogicidade, o campo da educomunicação etc. Para isto, serão discutidos textos relativos à cada subárea e promovidas atividades práticas em grupo. Mesmo sendo à distância, é possível reunir inscritos/as em cada local em torno de temas comuns em seus territórios, o que permite ações, intervenções, análises a serem levantados e/ou executados e assim provocar reflexões sobre resultados atingidos e avaliar futuros encaminhamentos. DIAZ ROCHA, P. E. Aplicação do Lúdico na Educação Ambiental. In: Metodologias em Educação Ambiental. Alexandre de Gusmão Pedrini, (org.). – Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. –(Coleção Educação Ambiental). Acessível aqui. DIAZ ROCHA, P. E. Arte Educação Ambiental - AEA: Uma Linguagem Político-Pedagógica da Arte. Monografia apresentada ao CEUMA - USP. Especialização em Linguagens da Arte, linha de pesquisa: Didática da Arte, 2011. Acessível aqui. DIAZ ROCHA, P. E. Arte educação ambiental (AEA), extensão e intenção universitária na formação profissional e cidadã: breve relato de experiências pessoais na Universidade de São Paulo. In: Educação Ambiental na graduação: desafios e possibilidades construídas de forma transversal na Universidade de São Paulo. Rosana L. F. Silva e Denise L. C. Bacci. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2023. 102 p. : il. Aqui. FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia e educação sustentável. … N.36, 2002. LAGO, A. & PÁDUA, J. A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, n.º 116, 1984. Maria Cecília dos Santos Vieira e Nyuara Araújo da Silva Mesquita. Ressonâncias de uma atividade lúdica de colagem no processo de formação ambiental de professores de Química. Ludicidade no Ensino de Química: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160406 PITTA, D. P. Rocha; OLIVEIRA, Elda Rizzo de; ALMEIDA, Rogério de (orgs.). As dimensões imaginárias da natureza. São Paulo: FEUSP, 2021.8.000 Kb; PDF.ISBN 978-65-87047-20-1 (E-book)DOI: 10.11606/9786587047201. Acessível aqui. Primeira turma do curso de extensão. Pedagogia da Ancestralidade, 2 (3): 2024. ISSN 2965-6427 https://www.coletyvapyndorama.com/revista SILVA, Rosana Gonçalves. GUIMARÃES, Leda Maria de Barros. Dossiê arte educação e ecologias [livro eletrônico]: tópicos especiais da linha C / organização Rosana Gonçalves da Silva, Leda Maria de Barros Guimarães. 1. ed. Goiânia - GO: Cegraf UFG, 2025. X-X p. Desenredos - v. 18. ISBN 78-85-495-1101-0. Acessível aqui. SUDAN, D. et al. Da Pá Virada: Revirando o Tema Lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Programa USP Recicla, 2007. SP. 239 p. UNGER, Nancy M. O encantamento do humano: ecologia e espiritualidade. São Paulo: Edições Loyola, 1991. Willms, Elni E.; COSTA, Rafael N.; ALMEIDA, Rogério de; SATO, Michèle (in memoriam) (organizadores). Sementes da arte-educação-ambiental. São Paulo: FEUSP, 2024. 647 p. ISBN: 978-65-87047-69-0 (E-book) DOI: 10.11606/9786587047690. Acessível aqui. |
||||
| Carga Horária: |
30 horas |
||||
| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 100 | ||||
| Ministrantes: |
Alessandra Fernandes Bizerra |
|
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |