| 138120 - Visualização da Informação e Experiência do Usuário para Big Data |
| Período da turma: | 07/07/2026 a 18/08/2026
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| Descrição: | Objetivo
Apresentar os conceitos, técnicas e ferramentas de Design de Interação e Design da Informação aplicáveis a sistemas e ambientes de Big Data, com foco em visualização de dados e experiência do usuário. A disciplina deve promover a construção de visualizações e dashboards guiadas por princípios de usabilidade, emoção e percepção humana. Realização de atividades práticas de co-design e construção de visualizações interativas orientadas por princípios de usabilidade, percepção e emoção humanas. Usar o Python aliado a recursos de Inteligência Artificial Generativa para a criação de visualizações de dados, além da elaboração de dashboards no Power BI. O objetivo é promover experiências completas de desenvolvimento visual, da concepção à entrega, com foco na comunicação clara e eficaz por meio de dados. Conteúdo Programático: Fundamentos de UX e IHC: Interfaces, interação e experiência do usuário (UX), usabilidade, design centrado no usuário e jornada do usuário. Princípios de Infovis: propósito do design, audiência e função da visualização, Gestalt aplicada à visualização, retórica de dados, tipos de dados, variáveis de dados e variáveis visuais, escolha das visualizações adequadas, boas práticas de Infovis, dashboards. Prototipação e co-design: métodos de pesquisa com usuários e testes de usabilidade, hierarquia visual e princípios do design da informação, padrões de design de Infovis, definição de requisitos e sketching. Ferramentas utilizadas: Miro (para sketching digital);Google Colaboratory, Python (Pandas, Seaborn, Plotly), IA generativa via Gemini, ChatGPT/Copilot; Power BI. Ferramentas de coletas de feedback: Google Forms, Google Sheets. Bibliografia: 1. KIRK, Andy. Data visualisation: A handbook for data-driven design. 3a Edição, SAGE Publications Ltd. 2024. 2. DALE, Kyran. Data Visualization with Python and JavaScript: Scrape, Clean, Explore, and Transform Your Data. " O'Reilly Media, Inc.", 2022. 3. Barbosa, S.D.J.; Silva, B.S. Interação Humano-Computador. Série Campus-SBC. 2010. Elsevier. ISBN 978-85-3523-418-3. 4. BERTIN, J. (2011). Semiology of graphics: Diagrams, networks, maps (W. J. Berg, Trad.; 1. ed). ESRI Press. 5. BLACK, Alison; et al. (Orgs). Information Design: Research and Practice. 6. DRUCKER, Johanna. Graphesis: Visual Forms of Knowledge Production, 2014. 7. FRASCARA, Jorge. ¿Qué es el diseño de información? - 1a ed. Buenos Aires: Infinito, 2011. 8. PONTIS, Sheila; BABWAHSINGH, Michael. Information Design Unbound: Key Concepts And Skills For Making Sense In A Changing World. Bloomsbury Publishing (2024). 9. NORMAN, Donald A. O Design do Dia a Dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. 10. CAIRO, Alberto. How Charts Lie: Getting Smarter About Visual Information, 2019. 11. CAIRO, Alberto. The Functional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization, 2013. 12. CAIRO, Alberto. The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication, 2016. 13. Artigos científicos selecionados/ Selected papers. |
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| Carga Horária: |
21 horas |
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| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 55 | ||||
| Ministrantes: |
Johne Marcus Jarske Leandro Manuel Reis Velloso |
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