| 135693 - Módulo II – Gestão do Esporte Avançada |
| Período da turma: | 28/09/2026 a 05/04/2027
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| Descrição: | GESTÃO DE ESPORTES AQUÁTICOS
I. OBJETIVO Apresentar os principais aspectos relacionados à gestão de modalidades aquáticas no cenário nacional e internacional, considerando as especificidades técnicas, estruturais e organizacionais envolvidas. Discutir os desafios e oportunidades na formação de treinadores, detecção e desenvolvimento de talentos, estruturação de programas esportivos, atuação interdisciplinar e a relação entre clubes, federações e confederações. Estimular a reflexão crítica sobre modelos de gestão e formação profissional no contexto dos esportes aquáticos da base ao alto rendimento. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Panorama histórico e estrutural dos desportos aquáticos no Brasil (natação, polo aquático, nado artístico, águas abertas) Modelos de formação de treinadores e o papel da capacitação continuada Estratégias de detecção e desenvolvimento de talentos: da base ao alto rendimento Relações institucionais: clubes, federações, confederações e o sistema olímpico Gestão técnico-científica: atuação interdisciplinar e integração entre ciência e prática Desafios contemporâneos na gestão de equipes e programas aquáticos Estudos de caso e boas práticas de gestão em contextos aquáticos III. BIBLIOGRAFIA 1.Cook GM, Fletcher D, Peyrebrune M. Olympic coaching excellence: A quantitative study of Olympic swimmers’ perceptions of their coaches. J Sports Sci. 2022;40(1):32-39. doi:10.1080/02640414.2021.1976486 2.Water Polo: Olympic history, rules, latest updates and upcoming events for the Olympic sport. Olympics.com. Accessed April 29, 2025. https://www.olympics.com/en/sports/water-polo/ 3.Born DP, Björklund G, Lorentzen J, Stöggl T, Romann M. Specialize Early and Select Late: Performance Trajectories of World-Class Finalists and International- and National-Class Swimmers. Int J Sports Physiol Perform. 2024;19(2):164-172. doi:10.1123/ijspp.2023-0171 4.SC_01_Appropriate_Athlete_Development_EN.pdf. Accessed April 29, 2025. https://www.swimming.ca/wpcontent/uploads/2023/08/SC_01_Appropriate_Athlete_Development_EN.pdf 5. Sweetenham B, Atkinson J, Atkinson JD. Championship Swim Training . ThriftBooks. July 20, 2007. https://www.thriftbooks.com/w/championship-swim-training_john-atkinson_bill-sweetenham/608162/. Gestão de Esportes Ginásticos I. OBJETIVOS Apresentar visão geral da gestão micro (ginásio-competição-treinador) e macro (institucional) dos esportes ginásticos a partir do contexto do Brasil e cases de sucesso internacional. Analisar caminhos para ampliar o cenário quantitativo e qualitativo dos esportes ginásticos na sociedade. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O profissional (head coach, treinador, instrutor, professor) e a gestão de pessoas e de fatores internos e externos. Sistema esportivo e desenvolvimento dos esportes ginásticos: da recreação ao alto rendimento (case do Gymnastics Canada Gymnastique, Canadá). Agregar valor e sustentabilidade para o alto rendimento (case do Tokushukai Gymnastics Club, Japão). Esportes ginásticos: cultura, barreiras, desafios e oportunidades no Brasil e o crescimento sustentável (praticantes, atletas, treinadores, espectadores, torcedores, instituições, infraestrutura física e recursos humanos e financeiros). III. BIBLIOGRAFIA ARKAEV, L.; SUCHILIN, N. Gymnastics: how to create champions. 2nd Edition. Aachen: Meyer & Meyer Sport, 2009, p.408. HAINES, C. (Org.). Long Term Athlete Development: gymnastics the ultimate human movement experiences. Gymnastics Canada Gymnastique Publishing. 68p. 2008. JONES; R.L.; WALLACE, M. The coach as ‘orchestrator: More realistically managing the complex coaching context. In: Jones, R.L. (Ed.). The sports coach as educator: Re-conceptualising sports coaching. 2006. LIMA, L. B. Q. Ginastica Artística Feminina Brasileira de alto rendimento: fatores que influenciam o sucesso esportivo internacional. 2020. L628f. Tese (DOUTORADO) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, 2020. QUEIROZ, E.H.P. A orquestração dos conflitos mediados pelo poder e pelas micropolíticas no coaching desportivo: Estudo com treinadores de Ginástica Artística. Dissertação (MESTRADO). Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 98p. 2016. RUSSELL, K. (2014). Gymnastics challenges: a view from 50 years of coaching and teaching. IN: Schiavon et al. (Ed.). High Performance Gymnastics. Hildesheim: Arete Verlag. 231p. 2014. https://taisou.tokushukai.jp/ https://cbginastica.com.br/ Atletismo: Formação, Desempenho e Gestão Esportiva I. OBJETIVOS Abordar a formação de atletas, a formação do treinador e os aspectos gerais da organização e normatização inerentes ao Atletismo moderno, bem como entender o histórico e a evolução da modalidade no contexto mundial. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Breve histórico e desenvolvimento da modalidade; importância histórica e política da modalidade para a sociedade moderna; requisitos mínimos do treinador para atuar no Atletismo; modelos de formação esportiva do atleta de Atletismo; organização de eventos de Atletismo e escalonamento das provas. III. BIBLIOGRAFIA Henriksen, K.; Stambulova, N.; Roessler, K. K. Successful talent development in track and field: considering the role of environment. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports 2010: 20 (Suppl. 2): 122–132. doi: 10.1111/j.1600-0838.2010.01187.x Lin, W. Human Resources Management of Track and Field Web Course in College Physical Education. Volume 11, Issue 4, 2016. Doi: 10.3991/ijet.v11i04.5463 Stavropoulos, I.; Kipreos, G.; Tripolitsioti, A.; Strigas, A. Competencies of Track and Field Coaches. Na Exploratory Study. Sport Management International Journal - VOL. 8, Number 1, 2012. Doi:10.4127/ch.2012.0068 GESTÃO EM ESPORTES DE COMBATE I. OBJETIVOS Apresentar aos participantes os fundamentos da gestão aplicados aos esportes de combate, abordando aspectos específicos como estrutura organizacional, eventos, marketing e captação de recursos, diferenciando as modalidades olímpicas (boxe, judô, luta, taekwondo) e “amadoras" (p.ex., jiu-jítsu, kickboxing) das modalidades profissionais (p.ex., boxe, mixed martial arts, sumô). Estimular a compreensão crítica sobre os desafios e oportunidades desse segmento esportivo, promovendo a profissionalização da gestão em tais modalidades. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Panorama histórico, classificação e evolução dos esportes de combate • Estrutura e funcionamento das organizações esportivas de combate (federações, confederações, academias, ligas, franquias) • Aspectos básicos da gestão de competições e eventos • Marketing esportivo e construção de imagem em esportes de combate • Financiamento e captação de recursos (patrocínio, leis de incentivo, parcerias) III. BIBLIOGRAFIA DELVECCHIO, Fabrício Boscolo e FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física. Formação Profissional em Educação Física: Estudo e pesquisa. Tradução. Rio Claro: Biblioética, 2006. Acesso em: 05 maio 2025. Gestão em Modalidades Coletivas: Os casos do basquetebol e do futebol OBJETIVOS Oferecer aos alunos conhecimentos sobre formas de gestão esportiva no basquetebol e no futebol com ênfase em gestão institucional, organização de eventos, gestão e operação de estádios. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Modelo de gestão institucional da Liga Nacional de Basquetebol • Organização e operação do Novo Basquete Brasil. • Deveres e obrigações dos clubes participantes do NBB: cartilha de encargos • Gestão de estádios de futebol no Brasil com diferentes modelos de operação • Eventos, matchday e interação com diferentes “stakeholders” (clubes de futebol, dono/operador de estádios, entidades governamentais e produtores de eventos) • Utilização dos estádios da Copa 2014 e tendências para o futuro REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Hatzidakis, G.; Barros, J.A.B. Gestão, compliance e marketing no esporte. São Paulo: CREF 2, 2019 Mattar, M.F.; Mattar, F.N. (org). Gestão de negócios esportivos. São Paulo: GENLTC, 2013 Rocco Jr., A.J. Gestão do esporte no Brasil e no mundo: evolução histórica, organização e perspectivas. SESI - Revista do Centro de Pesquisa e Formação, 13, p. 178-199, 2021 Gestão de Equipes Esportivas I. OBJETIVOS Apresentar os principais aspectos das dinâmicas existentes em uma equipe e os principais desafios existentes para se desenvolver equipes de alto desempenho. Compreender também as características individuais que afetam positiva ou negativamente o desempenho de equipes, a dinâmica de tomada de decisão em grupo, a comunicação em equipes e formas efetivas de liderança em grupo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Equipes e Grupos. As equipes e o apoio às organizações. Decidir em Equipe. Tipos de Equipes. Tecnologias de apoio. Sistemas de recompensas e trabalho em Equipes. Sustentabilidade do Desempenho de Equipes. Conceito de liderança (evolução das teorias). Diferença entre líder e gerente. Estilos de liderança. A importância do papel do líder em equipes de trabalho de alta performance. Cultura e Clima Organizacional. Fundamentos de Comunicação. Criatividade e Comunicação. III. BIBLIOGRAFIA DO VALLE, M. P. Dinâmica de grupo aplicada à psicologia do esporte. 2ed. Editora Casa do Psicólogo, 2010 KATZENBACH, J. R.; SMITH, D. K. Equipes de alta performance: conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Rio de Janeiro: Campus, 2001. QUICK, T. L. Como Desenvolver Equipes Bem-Sucedidas. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Gerenciamento de carreira de atletas I. OBJETIVOS Entender e aplicar conceitos básicos envolvidos no cotidiano da intermediação no futebol; Apresentar as leis e regulamentos desportivos nacionais e internacionais, bem como os principais contratos utilizados no futebol; Explorar as atividades complementares realizadas pelos agentes em benefício dos atletas, como: coaching, assessoria financeira e marketing pessoal; Capacitar os agentes em técnicas de mediação e negociação; Apresentar e debater a estrutura organizacional, os processos de gestão e a rotina do departamento de futebol de um clube brasileiro; Conhecer o funcionamento de uma agência de jogadores e as atividades de intermediário. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Leis e regulamentos nacionais e internacionais sobre futebol; Contratos de trabalho, formação e transferência de atletas; Contratos de representação, intermediação e gerenciamento de carreira; Assessoria Financeira e avaliação de ativos; Gestão de carreira e coaching; Marketing Pessoal e gestão de imagem; Técnicas de mediação e negociação; Rotina e atividades de uma agencia de jogadores. III. BIBLIOGRAFIA EZABELLA, F. (2009). O Agente FIFA à Luz do Direito Civil Brasileiro. Tese de Doutorado, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Brasil; AIDAR, C. M. C. Lei Pelé – principais alterações. In: Direito Desportivo. Campinas: Ed. Mizuno, 2000 BRASIL; BRUNORO, J. C.; AFIF, A. Futebol 100% Profissional. São Paulo: Ed. Gente, 1997; CAPINUSSÚ, J. M. Futebol: técnica, tática e administração. Rio de Janeiro: Shape, 2004; CARRAVETTA, E. S. Modernização da gestão no futebol brasileiro: perspectivas para a qualificação do rendimento competitivo. Porto Alegre: AGE, 2006; A Lei Pelé – Comentários à Lei 9.615/98. Brasília: Brasília Jurídica, 1998; CBF: Livro de Regras_2020-2021_Português - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br) CBF: Regulamentos de Intermediários - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br) CBF: Regulamentos de Registro e Transferência - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br) CBF/CNRD: CNRD - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br) FIFA/TMS: Legal - TMS - FIFA.com FIFA: Legal - Rules And Regulations - Documents - Documents - FIFA.com FIFA: Legal - Rules And Regulations - Archive - FIFA.com FIFA: Quiénes somos - Noticias - Ya está disponible el informe de intermediarios de la FIFA 2020 - FIFA.com Técnicas de Negociação I. OBJETIVOS Proporcionar aos alunos os conhecimentos desse campo, que faz parte do dia a dia do ambiente esportivo, abordando os termos conceituais e exercitando-os na prática. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Negociação - conceitos básicos; importância da comunicação na negociação; variáveis básicas de um processo de negociação, habilidades essenciais dos negociadores; planejamento da negociação; negociação empresarial; negociações internacionais; ética nas negociações. III. BIBLIOGRAFIA FISHER, R.; URY, W. Como Chegar Ao Sim - A Negociação de Acordos sem Concessões. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1985. (Tradução brasileira de Getting to yes, Houghton Mifflin Company, Boston, Massachusetts, 1981) MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004. Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade I. OBJETIVOS Propiciar discussão da ética, da responsabilidade social e da sustentabilidade, bem como suas responsabilidades, estruturas e avaliações relacionadas a estas questões e o importante papel social do esporte. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Papel estratégico da responsabilidade social nos negócios esportivos. A questão ética e a questão legal. A ética e os domínios da ação humana. Critérios para a tomada de decisões éticas. Fatores que afetam as decisões éticas. A ética e as questões envolvendo lucro, competição e justiça. A conduta ética e as questões básicas de negociação. As consequências de uma conduta antiética. III. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Fernando. Responsabilidade Social e Meio Ambiente. São Paulo: Campus, 2008. ASHLEY, Patricia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. RUBIO, K. (org.). Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. Editora Casa do Psicólogo, 2008. RUBIO, K. (org.). Psicologia, esporte e valores olimpicos. Editora Casa do Psicólogo, 2011. RUBIO, K. (org.). Esporte, educação e valores olimpicos. Editora Casa do Psicólogo, 2009. Trabalho de conclusão de curso I. OBJETIVO Fornecer informações e ferramentas para os alunos serem aptos a desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação do manual do TCC, incluindo possíveis objetos, orientação, etapas e formatos das apresentações oral e textual. Apresentação de modelo de formatação de TCC e de critérios de avaliação da comissão examinadora. Apresentação e discussão dos objetivos dos trabalhos de conclusão dos discentes da turma. |
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| Carga Horária: |
120 horas |
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| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 280 | ||||
| Ministrantes: |
Ary Jose Rocco Junior Carla Aparecida Arena Ventura Carlos Roberto Bueno Júnior Dante De Rose Junior Enrico Fuini Puggina Marcelo Papoti Myrian Nunomura Paulo Sergio Miranda Mendonça Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Stephanie Figer |
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